Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso do Lançamento do Ford Ecosport no Brasil
Anexos
Informações
Título
Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso do Lançamento do Ford Ecosport no Brasil
Autor(es)
Sergio Farah
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
05/02/2009
Resumo
O objetivo do presente trabalho é estudar a estratégia utilizada pela Ford do Brasil no lançamento do EcoSport e identificar os recursos empregados por esta montadora, que possibilitaram a geração de vantagens competitivas que justifiquem a liderança do EcoSport em relação a seus concorrentes. Para tal, foi elaborado o referencial teórico, inicialmente, com definições, terminologias e conceitos sobre estratégia para, em seguida, expor as teorias dos principais autores que investigam o tema e subsidiaram as considerações finais (Barney, 2007 e Mintzberg, Ahlstrand, Lampel, 1998). Elaborou-se um resumo sobre RBV (Resource Based View), Vantagem Competitiva e Gerenciamento Estratégico na visão de vários autores e, em especial, de Barney (2007) e, em seguida, com fundamento na obra de Mintzberg, Ahlstrand, Lampel (1998), tratou-se do tema empreendedorismo e das demais escolas de estratégia. Os conceitos de Vantagem Competitiva e o modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização) são apresentados para fornecer detalhes sobre a aplicação do modelo. Por intermédio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, e entrevistas com especialistas do mercado automobilístico, funcionários e revendedores da Ford e de concessionárias concorrentes - cujas transcrições foram estudadas por meio da análise de conteúdo-, buscou-se evidenciar as estratégias, competências e recursos percebidos no lançamento do EcoSport. Os resultados da pesquisa apontam três recursos geradores de vantagens competitivas, em consonância com os pressupostos das vertentes estratégicas da Escola Empreendedora, da Escola do Posicionamento e da Escola Ambiental, respectivamente, ou seja, a presença do líder visionário e empreendedor, a estratégia de diferenciação e a estrutura da fábrica com capacidade de atender à demanda, em Camaçari.
Resumo (EN)
This work objective is to study the strategy used by Ford do Brasil in the EcoSport launch in the Brazilian automotive market and identify the resources used by this auto manufacturer that leaded to competitive advantages generation, that can justify the leadership achieved by EcoSport in its market place. For making that possible, a theoretical referential was built, starting with definitions, usual terminology and concepts used in the corporate strategy field, presenting the main authors in the strategy field theories, especially those that will be more explored in the results analysis chapter (Barney 2007 and Mintzberg, Ahlstrand, Lampel (1998). A summarized description on RBV, Competitive Advantage and Strategic Management was made, on several author's views, emphasizing the work done by Barney (2007). Based on Mintzberg, Ahlstrand, Lampel work (1998), the entrepreneurship theme and also the other nine strategies schools are described. The concepts of Competitive Advantage and the VRIO model are then presented, making available details that will allow the VRIO model application in the current work. Through qualitative exploratory surveys, publications about the Brazilian automotive market and interviews with automobilist market specialists, Ford employees and dealers, analyzed by content techniques, it was targeted to highlight the strategies, competences and resources used in this launch. Survey results pointed to three resources generating competitive advantages, in consonance with the Entrepreneurship, Positioning and Environmental strategy schools, respectively: the visionary and entrepreneur leader presence, the differentiation strategy and the plant structure in Camaçari, able to cope with the demand.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia Corporativa, Mercado Automobilístico, Ford EcoSport
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto