As evidências documentais e empíricas sobre as inter-relações entre as variáveis sociais e as variáveis de negócios em redes
Anexos
Informações
Título
As evidências documentais e empíricas sobre as inter-relações entre as variáveis sociais e as variáveis de negócios em redes
Autor(es)
Carlos Alberto Alves
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Giglio
Data de Defesa
15/06/2009
Resumo
O tema dos relacionamentos interorganizacionais já é, há algumas décadas, foco de vários estudos na teoria organizacional em outros países. Ao considerar que as organizações mantêm interações e interdependência entre si, o foco de muitas pesquisas tem se voltado às questões das variáveis sociais que influenciam algumas relações de negócios, tais como a troca de informação, a inovação, o conhecimento e aprendizagem, e a emergência de regras de controle. Entre os vários formatos organizacionais, o de redes vem atraindo atenção por se mostrar eficiente em situações de incertezas e competição global. No entanto, os estudos brasileiros sobre as interfaces entre relações sociais e relações de negócio nas redes parecem incipientes. O objetivo deste trabalho foi aprofundar as pesquisas e reflexões sobre a interface entre as relações sociais e as relações comerciais nas redes. A revisão bibliográfica mostrou que existem citações sobre as possíveis interfaces, mas não se encontraram estudos que criassem modelos e propusessem relações estritas. Algumas variáveis sociais, tais como confiança e comprometimento e algumas de negócios, tais como inovação e governança são estudadas isoladamente, mas não se buscaram suas conexões. Assim, procurou-se coletar e analisar as evidências de múltiplas fontes de dados sobre o tema e construir inferências e interpretações sobre a interface dessas quatro variáveis. O conjunto de dados das fontes documentais e empíricas não revelou nenhuma convergência na direção das relações. Separadamente temos dois caminhos: as fontes documentais não indicam relações entre as variáveis; já as fontes empíricas confirmam nossas afirmativas indicando inter-relações entre as variáveis sociais e as variáveis de negócios. Entre as causas possíveis para esses resultados pode-se argumentar que os pesquisadores e os acadêmicos ainda não perceberam essas inter-relações, ou ainda não se arriscaram a construir modelos explicativos; ao passo que no campo, ou seja, os atores que atuam nas redes possuem estas inter-relações bem conceituadas e fundamentadas na experiência do dia a dia. Dessa forma, o trabalho contribui para discutir a temática de redes e evidenciar estas contradições entre o acadêmico e o comercial.
Resumo (EN)
The interorganizational relationships subjects are, in the late years, focus of many researches in organizational theory in others countries. Considering that organizations keep interactions and interdependence between each other, the focus of many researchers have regressed to the questions of social relations that influence some business relations, as information share, innovations, knowledge, learning and contrai rules emergence. Among many organizational formats, the network have attract attention by showing be more efficient in uncertainty situations and in the global competition. Although, some research about the interfaces between social relations and business relations in networks looks incipient. The objective of this work was go deep in the research and reflections about the interfaces between the social and business relations in networks. The bibliographic revision shows that there are citations about possible interfaces, but isn't possible to found studies that create models about the interfaces and proposals strict relations. Some social variables, like trust ad commitment and some business variables like innovation and governance been studied in an isolated way, but researches don't get their connections. So, in the research part, we try to get collect and analyze the evidence from multiples data fonts about the subject and built inferences and interpretation about this four variables interfaces. The set of data from documents fonts and empirical don't show any convergence in the direction of relations. Separately we have two paths: the documental fonts do not indicate relations between the variable, but the empirical fonts confirm our affirmatives indicating interrelations between social variable and business variable. ln many possible causes for this results we could argument that the researches and the academics don't note this interrelations or don't risk to construct models that could explain; while in the field, the actors that acts in networks have this interrelations well based and well appraised in the day after day experience. ln this way the present work contributes for the discussion the networks thematic and evidences this contradiction between the business and the academic.
Tipo
Palavras-chave
Rede de Empresas, Relações Sociais, Relações de Negócios, Confiança, Comprometimento, Inovação, Governança
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto