A influência das redes sociais presentes em organizações no desempenho dos seus funcionários
Anexos
Informações
Título
A influência das redes sociais presentes em organizações no desempenho dos seus funcionários
Autor(es)
Claudio Lira Meirelles
Orientador(es)
Renato Telles
Data de Defesa
27/06/2013
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal a construção de uma perspectiva exploratória da relação entre a estrutura da rede social informal, interna à organização, e o desempenho dos atores presentes nesta, oferecendo bases para desenvolvimento de ferramentas de gestão. De acordo com o referencial teórico do trabalho, o paradigma de rede social utilizado conceitua uma organização como um conjunto de redes sociais e uma rede social como um conjunto de pessoas ou organizações, ligadas por um conjunto de relações sociais de tipo específico. Sob essa perspectiva, toda organização é uma rede e a forma organizacional depende das características, interesses e necessidades das pessoas que fazem parte da rede. Análises iniciais da teoria definiram que dentro da estrutura de uma rede social, a posição de centralidade permite a um ator ter acesso e poder diferenciado sobre outros atores, e a amizade é uma variável social relevante de comprometimento entre as pessoas. Como metodologia, a pesquisa usou método descritivo quantitativo. No intuito de descrever as características de um grupo em determinado momento do tempo, realizando a coleta dos dados por intermédio de questionários estruturados, caracterizou-se a pesquisa como survey num corte transversal. Diante dos resultados das entrevistas, foi constatada, ao calcular e comparar média e desvio padrão das redes das empresas com as redes dos atores centrais, a existência de indícios de que o ator central influencia o desempenho dos atores que fazem parte da sua rede, oferecendo abordagem adicional de gestão no desempenho dos recursos humanos nas organizações a partir da identificação dos atores centrais nas empresas.
Resumo (EN)
The main objective of this research is the construction of an exploratory perspective of the relation between the structure of the informal social network inside the organization, and the performance of its actors, offering the basis to the development of new management tools. As the theoretical baseline of this work, it is defined the paradigm of the social network, taking the organization as a group of social networks, and a social network as a group of people or organizations connected by a group of social relations of an specific type. In this perspective every organization is a network, and the organizational shape depends on the characteristics, interests, and necessities of people that is part of this web. Initial analysis of the theory defined that inside the structure of the social network, the central position allows an actor to have differentiated access and power over other actors, and friendship is a relevant social variable of commitment among people. Methodologically, the research used a quantitative descriptive method. To describe the features of a group in a specific moment of time, data was gathered from structured question sheets, which characterized the research as a survey in a transversal cut. Taking into account the results of the interviews it was noted, when calculating and comparing the average and standard deviations of the networks of companies to the networks of the central actors, evidence that the central actor influences the performance of other actors in his/her network, offering an additional approach in performance management of human resources in organizations.
Tipo
Palavras-chave
Pequena e média empresa (PME), Estrutura de rede, Rede informal, Desempenho
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de Negócios: Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto