A influência da confiança na adoção e implementação do blockchain no setor educacional.
Documento
Informações
Título
A influência da confiança na adoção e implementação do blockchain no setor educacional.
Autor(es)
Cristina Rodrigues dos Santos Ramos
Orientador(es)
Maciel Manoel de Queiroz
Data de Defesa
28/05/2021
Resumo
O blockchain é uma tecnologia que registra dados de maneira descentralizada, segura e de forma transparente, considerada inviolável devido à impossibilidade de modificar as transações, após serem validadas. Considerando estas características, o blockchain já está sendo utilizado em diversos setores. Porém, no segmento educacional, ainda está nos estágios iniciais de adoção, principalmente devido à falta de confiança por parte dos gestores a respeito das funcionalidades e recursos necessários para a implementação desta tecnologia. Nesse contexto, este trabalho visa estudar a influência da confiança na adoção e implementação da tecnologia blockchain nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. O presente estudo utiliza uma abordagem qualitativa exploratória, buscando compreender o construto confiança no contexto do setor educacional. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e entrevistas on-line. A pesquisa identificou que, para a maioria dos potenciais usuários do blockchain, a confiança influencia positivamente as IES, pois benefícios como compartilhamento seguro de dados e transparência nas transações, poderiam otimizar a rotina diária e evitar fraudes de documentos acadêmicos, propiciando um ambiente de trabalho cooperativo e confiável. Além disso, compreende-se a confiança como necessária para superar desafios relacionados às questões como custos e privacidade. Nesse sentido, esta pesquisa contribui com pesquisadores, gestores e agentes das IES, permitindo maior compreensão sobre a influência da confiança nas relações entre os agentes das IES e sobre os avanços do blockchain no setor educacional como um sistema com potencial para gerar confiança. Como limitação, destaca-se a escassa literatura sobre blockchain, por ser uma tecnologia emergente. Assim, observa-se que não há pesquisas sobre sua aplicação na educação no Brasil. Outra barreira foi o distanciamento social imposto pela pandemia (COVID-19), o que impossibilitou a coleta presencial de dados. Para estudos futuros sugere-se pesquisas quantitativas ou mistas, abordando os demais níveis da educação.
Tipo
Palavras-chave
Blockchain; Confiança; Ensino superior, Setor Educacional
Publicado em
RAMOS, C. R. dos S. A influência da confiança na adoção e implementação do blockchain no setor educacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/86215/Cristina-Rodrigues-dos-Santos-Ramos.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Abordagens Sociais em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós Graduação