A gestão do conhecimento em programas de parcerias: um estudo de caso no setor de automação comercial
Anexos
Informações
Título
A gestão do conhecimento em programas de parcerias: um estudo de caso no setor de automação comercial
Autor(es)
Michele Tiergarten
Orientador(es)
Ademir Antonio Ferreira
Data de Defesa
30/06/2009
Resumo
O crescente interesse pela “Gestão do Conhecimento” surgiu nos anos noventa do último século associado às estratégias empresariais e não mais apenas aos processos operacionais. Dessa forma, são crescentes as produções acadêmicas diante do tema, bem como a frequente utilização de termos relacionados, tais como conhecimento organizacional, organizações do conhecimento, capital intelectual, ativos intangíveis, aprendizagem organizacional, inteligência empresarial, entre outros. Apesar de não ser uma preocupação desta pesquisa a apresentação das diversas abordagens conceituais sobre esses termos, é relevante compreender que o conhecimento, uma vez considerado como um recurso para a atual sociedade do conhecimento, precisa ser gerido nas organizações. A realização desta investigação justifica-se diante do crescimento dos estudos focados na Gestão do Conhecimento no Brasil e por acreditar que tal assunto reflete a necessidade de conscientização das empresas que, em um mercado competitivo, necessitam reter ou, pelo menos, assegurar-se do uso dos mais apurados conhecimentos empregados na sua área de gestão e, dessa forma, gerar mais conhecimentos para difundi-lo na organização, incorporando-o a produtos, serviços e sistemas. Esta pesquisa utiliza-se de um estudo de caso em uma empresa líder no segmento de automação comercial, tendo como objetivo principal investigar se há um modelo formal de Gestão do Conhecimento praticado pela empresa, bem como analisar de que forma a contribuição das empresas associadas ao programa de parcerias completam o ciclo de coleta, transformação, transmissão e disseminação do conhecimento na empresa. A primeira etapa foi a construção do referencial teórico e culminou com a seleção das variáveis. A comprovação que se buscava era se porventura os métodos de gestão adotados incentivavam os indivíduos à criação e à difusão do conhecimento, permitindo o trabalho colaborativo e o compartilhamento do conhecimento. Na segunda etapa, realizou-se o trabalho de campo para coleta de dados qualitativos que possibilitassem a análise das informações visando à qualificação e intensidade da atuação das variáveis desta pesquisa selecionadas no levantamento bibliográfico. Como resultado, buscou-se a verificação da hipótese de que a Gestão do Conhecimento pode contribuir para o sucesso de alianças e parcerias, possibilitando o aproveitamento de oportunidades disponíveis no mercado.
Resumo (EN)
The increasing interest in "Knowledge Management" appeared in the last decade of the twentieth century associated with enterprise strategies and not just only to the operational processes. ln such way, the academic productions ahead in the subject are increasing, as well as the frequent use of related terms, such as organizational knowledge, knowledge organizations, intellectual capital, intangible assets, organizational learning, business intelligence, and others. Although it is not the goal of this research the presentation of the diverse conceptual boarding on these terms, it is relevant to understand knowledge considered as a resource to the current society and the necessity of knowledge managment in the organizations. The realization of the present research has its justification on the growth of studies with their focus in the knowledge management in Brazil and for believing that such subject reflects the necessity of awareness of the companies that, in a competitive market is necessary to hold back or, at least, to assure, the use of the most refined knowledge used in its management area and then generating more knowledge for reproducing it inside the organization, incorporating it on its products, services and systems. This research project uses a study case in a leader company in the segment of commercial automation and has an objective of investigate if it has a formal model of knowledge management used in this company, as well as analyzing how the contribution of the associated companies in the program of partnerships complete the cycle of collection, transformation, transmission and dissemination of the knowledge in whole company. Ahead of the methodological approach, the first stage is related to the construction of the theoretical references, culminating with the selection of the variables, in search for the evidence that if by chance the management methods are adopted in the company, stimulate the individuais to create and diffuse the knowledge and still transform the tacit knowledge into explicit, allowing the collaborative work and the share of knowledge. ln the second stage, the field research in the above-mentioned company will be realized to collect the qualitative data that will make possible the performance of the analysis aiming the qualification and intensity performance of the selected variables with the bibliographical survey. As result, we searche the better agreement by the hypothesis that the knowledge management can contribute for the success of alliances and Partners hips in the direction to develop new possibilities of exploitation the available chances in markets.
Tipo
Palavras-chave
Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Alianças e Parcerias
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Organizações: teoria, comportamento e gestão
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto