A COMUNICAÇÃO ENTRE STAKEHOLDERS INTERNOS E EXTERNOS NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS PARA O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
Documento
Informações
Título
A COMUNICAÇÃO ENTRE STAKEHOLDERS INTERNOS E EXTERNOS NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS PARA O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
Título (EN)
COMMUNICATION BETWEEN INTERNAL AND EXTERNAL STAKEHOLDERS IN THE SUPPLY OF MEDICINES FOR THE PUBLIC HEALTH SERVICE IN THE STATE OF SÃO PAULO
Autor(es)
FÁBIO BATISTA DE OLIVEIRA
Orientador(es)
PROFª. DRª. ANGÉLICA LUCIA CARLINI
Data de Defesa
19/06/2024
Resumo
Problemas de comunicação entre os principais stakeholders envolvidos no processo de compras de medicamentos têm causado transtornos no atendimento ao paciente em unidades de atendimento médico ambulatorial do Estado de São Paulo. O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades encontradas nos processos de comunicação entre os profissionais de saúde e os fornecedores de medicamentos, ou seja, como se dá a comunicação entre stakeholders internos e externos, quais são seus pontos fortes e fracos e, principalmente, o que é possível fazer para que a comunicação atenda à necessidade de segurança do paciente no tratamento de saúde. Como referencial teórico foi escolhida a Teoria dos Stakeholders, por propor que stakeholders internos e externos devem atuar em conjunto, de forma concatenada, para que os resultados atinjam níveis ótimos de segurança e eficácia, e para que os cuidados com o paciente atinjam os objetivos de saúde que ele precisa ter. Para esta pesquisa foi escolhida como metodologia a coleta de dados por meio de entrevistas respondidas por stakeholders internos (servidores) e stakeholders externos (fornecedores). O questionário foi desenvolvido para ser aplicado aos dois grupos de stakeholders. A partir dos resultados obtidos com as entrevistas concluiu-se que o processo de comunicação interno e externo necessita de aprimoramento. Tanto na equipe interna quanto na equipe externa precisam aprimorar seus fluxos para garantir segurança e eficiência no tratamento do paciente. Esses resultados trazem como contribuição prática o entendimento dos problemas de comunicação institucional entre esses grupos de stakeholders. Para estudos futuros propõe-se considerar outras vertentes de comunicação, como, por exemplo, entre o fornecedor e setor financeiro, investigando quais são as principais dificuldades encontradas, quais são os principais gargalos da relação entre esses grupos.
Resumo (EN)
Communication problems between the main stakeholders involved in the medication purchasing process have caused disruptions in patient care in outpatient medical care units in the State of São Paulo. The objective of this study is to identify the main difficulties encountered in the communication processes between healthcare professionals and medicine suppliers, that is, how communication occurs between internal and external stakeholders, what are their strengths and weaknesses and, mainly, what can be done so that communication meets the need for patient safety in healthcare treatment. The Stakeholder Theory was chosen as a theoretical framework, as it proposes that internal and external stakeholders must act together, in a coordinated manner, so that the results reach optimal levels of safety and effectiveness, and so that patient care achieves the objectives of health he needs to have. For this research, data collection was chosen as a methodology through interviews answered by internal stakeholders (servers) and external stakeholders (suppliers). The questionnaire was developed to be applied to both groups of stakeholders. Based on the results obtained from the interviews, it was concluded that the internal and external communication process needs improvement. Both the internal and external teams need to improve their flows to ensure safety and efficiency in patient treatment. These results bring as a practical contribution the understanding of institutional communication problems between these groups of stakeholders. For future studies, it is proposed to consider other aspects of communication, such as, for example, between the supplier and the financial sector, investigating what are the main difficulties encountered, what are the main bottlenecks in the relationship between these groups.
Tipo
Palavras-chave
comunicação; efetividade; segurança; engajamento; stakeholder.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Redes, Organizações e Sociedade
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
CAPES