Prospecção de cenários para o ensino de Filosofia da Administração: Negócios ou sabedoria prática?
Documento
Informações
Título
Prospecção de cenários para o ensino de Filosofia da Administração: Negócios ou sabedoria prática?
Autor(es)
Roberto Bazanini | Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova | Arnaldo Luiz Ryngelblum
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
1 de setembro de 2022 - Revista Actualidades investigativas en educación
Resumo
O estudo tem como objetivo discutir os paradigmas que orientam a produção do conhecimento filosófico no campo dos estudos organizacionais e, em decorrência, os possíveis direcionamentos que o ensino-aprendizagem da disciplina Filosofia da Administração para os cursos de Gestão Empresarial possam tomar na prospecção de cenários sobre a realidade brasileira, em especial, nos períodos de acentuada crise e pós-crise como a decorrente da COVID-19. Com o emprego da metodologia da Crítica Retórica e os procedimentos do Método Bazanini no Ensino de Filosofia, propostas essas, consoantes com a abordagem da Sociologia Compreensiva de Max Weber, acompanhados da técnica de Focus Group, foram abordadas a evolução, as peculiaridades da disciplina e, em decorrência, o questionamento: no cenário pós-pandemia que iremos enfrentar será possível contemplar os aspectos humanísticos e pragmáticos no ensino-aprendizagem da disciplina de Filosofia da Administração tendo como referência o modelo Stakeholders Capitalism? Os resultados das discussões remetem à ideia que os pilares do modelo Stakeholder Capitalism, na perspectiva ontológica e epistemológica do paradigma da Teoria dos Stakeholders, que se caracteriza pela concepção positivista e utilitarista dos relacionamentos entre os agentes envolvidos no empreendimento, ao omitir as exigências não pragmáticas do contexto social, constituem mais um modismo intelectual, em que a filosofia é substituída por mero procedimento retórico e transformada em filosofismo consolador. A contribuição desse ensaio crítico está em debater analiticamente a prospecção de cenários baseada na teoria e as nuances da sabedoria prática do ensino-aprendizagem no campo dos estudos organizacionais.
Palavras-chave
Pandemia, Ensino de filosofia, Administração, Stakeholders. 1 Professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, Brasil. Doutor em Comunicação & Semiótica pela PUC-SP, Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP). Dirección electrónica: roberto.bazanini@docente.unip.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1575-47912 Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Mato Grosso, Brasil. Doutorando em Administração pela Universidade Paulista (UNIP). Dirección electrónica: miguelvilanova@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4002-75183 Professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, Brasil. Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas-SP (FGV-SP). Dirección electrónica: arnaldo.ryngelblum@docente.unip.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3519-6333Ensayo recibido: 30 de marzo, 2022Enviado a corrección: 01 de junio, 2022Aprobado:29dejulio,2022