Gestão estratégica e gestão social suas interações, boas práticas e lacunas nas organizações de apoio a refugiados
Documento
Informações
Título
Gestão estratégica e gestão social suas interações, boas práticas e lacunas nas organizações de apoio a refugiados
Título (EN)
Strategic management andsocial management: their interactions, good practices and gaps in refugee support organizations
Autor(es)
Roberto Bazanini | Leylah Marques | Celso Machado Júnior | Everton Aristides Margueiro
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
BAZANINI , R.; MARQUES, L.; MACHADO JUNIOR, C.; MARGUEIRO, E. A. Gestão estratégica e gestão social: suas interações, boas práticas e lacunas nas organizações de apoio a refugiados. Revista Científica Hermes - Fipen, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 3–23, 2024. DOI: 10.21710/rch.v35i1.705.
Resumo (EN)
The main objective of this article is to conduct a comparative analysis of good practices resulting from the interaction between strategic management and social management in two non-profit organizations focused on serving refugees. Through exploratory-descriptive research of a qualitative nature, the central problem of the research is to find answers to the question: How much the interactivity between strategic management and social management contributes to characterize the good practices of the sector? Initially, data collection was carried out through bibliographic and documentary research and, later, field research using semi-structured interviews with the main agents involved in the enterprise. The results indicate that in the good practices of the third sector entities analyzed, in both, common principles of social management are adopted (reception, protection, promotion and integration), while the principles of strategic management are consolidated only in the larger organization, in the smaller organization the empirical view predominates without the establishment of formal administrative procedures. The main obstacles encountered were bureaucratic processes, lack of preparation and structure for humanized care, and little knowledge about interculturality among those responsible for public policies. The contribution of the research lies in the finding that, despite the relevance of the interaction between strategic management and social management, good practices in non-profit organizations operate fundamentally based on social management, in which ideological alignment becomes one of the main pillars for the engagement of those involved
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma análise comparativa referente as boas práticas decorrentes da interação entre a gestão estratégica e a gestão social em duas organizações sem fins lucrativos voltadas para atendimento dos refugiados. Por intermédio de pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, o problema central da pesquisa está em encontrar respostas para a questão: como a interatividade entre a gestão estratégica e a gestão social contribui para caracterizar as boas práticas do setor? Inicialmente, a coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental e, posteriormente, a pesquisa de campo pelo emprego de entrevistas semiestruturadas com os principais agentes envolvidos no empreendimento. Os resultados apontam que nas boas práticas das entidades do terceiro setor analisadas, em ambas, são adotados princípios comuns da gestão social (acolhimento, proteção, promoção e integração), enquanto os princípios da gestão estratégica estão consolidados apenas na organização de maior porte, na organização de menor porte predomina a visão empírica sem o estabelecimento de procedimentos administrativos formais. Os principais obstáculos encontrados foram processos burocratizados, despreparo e falta de estrutura para um atendimento humanizado e pouco conhecimento sobre interculturalidade, dos responsáveis pelas políticas públicas. A contribuição da pesquisa está na constatação de que, apesar da pertinência da interação entre a gestão estratégica e a gestão social, as boas práticas nas organizações sem fins lucrativos operam baseadas fundamentalmente na gestão social, na qual o alinhamento ideológico se torna um dos principais pilares para o engajamento dos envolvidos.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Universidade Paulista