O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma análise comparativa referente as boas práticas decorrentes da interação entre a gestão estratégica e a gestão social em duas organizações sem fins lucrativos voltadas para atendimento dos refugiados. Por intermédio de pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, o problema central da pesquisa está em encontrar respostas para a questão: como a interatividade entre a gestão estratégica e a gestão social contribui para caracterizar as boas práticas do setor? Inicialmente, a coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental e, posteriormente, a pesquisa de campo pelo emprego de entrevistas semiestruturadas com os principais agentes envolvidos no empreendimento. Os resultados apontam que nas boas práticas das entidades do terceiro setor analisadas, em ambas, são adotados princípios comuns da gestão social (acolhimento, proteção, promoção e integração), enquanto os princípios da gestão estratégica estão consolidados apenas na organização de maior porte, na organização de menor porte predomina a visão empírica sem o estabelecimento de procedimentos administrativos formais. Os principais obstáculos encontrados foram processos burocratizados, despreparo e falta de estrutura para um atendimento humanizado e pouco conhecimento sobre interculturalidade, dos responsáveis pelas políticas públicas. A contribuição da pesquisa está na constatação de que, apesar da pertinência da interação entre a gestão estratégica e a gestão social, as boas práticas nas organizações sem fins lucrativos operam baseadas fundamentalmente na gestão social, na qual o alinhamento ideológico se torna um dos principais pilares para o engajamento dos envolvidos.