A dinâmica das competências coletivas em redes de cooperação
Documento
Informações
Título
A dinâmica das competências coletivas em redes de cooperação
Título (EN)
THE DYNAMICS OF COLLECTIVE SKILLS IN COOPERATION NETWORKS
Autor(es)
Roberto Bazanini | Anacleta Rodrigues Lima | Everton Aristides Margueiro | Ana Julia Pereira dos Santos
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
31-08-2023 - Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Resumo (EN)
This article aims to identify the constitutive elements of collective competences resulting from the impact
of Embeddedness between higher education institutions (HEIs) and companies in cooperation networks.
In the first descriptive and cross-sectional quantitative stage, through the application of a closed
questions, established proportions and correlations to test the initially proposed hypotheses. The second
Roberto Bazanini; Anacleta Rodrigues Lima; Everton Aristides Margueiro; Ana Júlia Pereira dos Santos
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 91-115, maio/ago. 2023.
qualitative stage consisted of interviews with the company’s managers. The results of the research
confirmed the constructed hypotheses, however, the qualitative research pointed although
Embeddedness plays an important antecedent in the relationship between operational competences and
the operational performance of cooperation networks, bureaucratic obstacles, due to its nature of
procrastination, can affect this relationship negatively. The contribution of the research, in academic
terms, points to the need to integrate quantitative and qualitative aspects to critically reflect the impact
of Embeddedness as a determining factor in the use of collective competences, while, in managerial
terms, it empirically favors the formation of these same competences and, consequently, achieving
superior operational performance aimed at continuous improvement of quality and innovation, with a
view to consolidating strategic alliances
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os elementos constitutivos das competências coletivas resultantes do impacto do Embeddedness entre instituições de ensino superior (IES) e empresas em redes de cooperação. Na primeira etapa quantitativa descritiva e transversal, por meio de aplicação de questionário com questões fechadas buscou-se estabelecer proporções e correlações para se testar as hipóteses inicialmente propostas. A segunda etapa qualitativa consistiu em entrevistas junto aos gestores das empresas. Os resultados da pesquisa confirmaram as hipóteses construídas, todavia, a pesquisa qualitativa apontou que, embora o Embeddedness exerça um importante papel antecedente na relação entre as competências operacionais e o desempenho operacional de redes de cooperação, a burocracia, pelo seu caráter de procrastinação pode afetar negativamente essa relação. A contribuição da pesquisa, em termos acadêmicos, aponta a necessidade de integrar os aspectos quantitativos e qualitativos para refletir criticamente o impacto do Embeddedness como fator determinante no emprego das competências coletivas, enquanto, em termos gerenciais, favorece empiricamente a formação dessas mesmas competências e, consequentemente, alcance de desempenho operacional superior voltados para melhoramento contínuo da qualidade e da inovação, com vistas à consolidação das alianças estratégicas.
Palavras-chave
competências coletivas; embeddedness; redes de cooperação.