A comunicação do agronegócio brasileiro se posicionacomo Greenwashing?
Título (EN)
Is Brazilian agribusiness communication positioned as Greenwashing?
Autor(es)
Roberto Bazanini | Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova | Alexandre Garcia de Farias | Celso Machado Júnior | Márcia Eleane Braghini Deu
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
BAZANINI, Roberto; VILANOVA, Miguel Eugenio; FARIAS, Alexandre; MACHADO JUNIOR, Celso; DEU, Márcia. A comunicação do agronegócio brasileiro se posiciona como greenwashing? Comunicação & Inovação, v. 25, e20249405, 2024. DOI: 10.13037/ci.vol25.e20249405.
Resumo
Este artigo discute como a retórica multimodalencobre a disseminação de Fake News na formade Greenwashing nos discursos desustentabilidade do agronegócio. Olevantamento realizado apontou que o setor pormeio de alegações cativantes implícitas emuma retórica apoiada em universais abstratoscamuflam as práticas efetivamente empregadascomo responsabilidade social corporativa. Aofinal da pesquisa são apresentados trêspressupostos básicos que abordam asestratégias de desinformação do agronegócioem o posição aos princípios do Manifesto deDavos e às metas da Agenda ONU 2030