Reconfigurações Metafóricas nos Textos Publicitários
Anexos
Informações
Título
Reconfigurações Metafóricas nos Textos Publicitários
Autor(es)
Emelin Pontes Torossian
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Canizal
Data de Defesa
21/08/2008
Resumo (EN)
ln the First Chapter we drew a general panorama of the drugs and the problems they cause in the society. We tried to detach the importance of the family as a nucleus in which are established different ways of speaking, that is, rhetorical forms that end up transforming themselves in metaphors lexicalized, a point which affects drogadição through the use of a language that hides itself and gives margin to the appearance of the off voice. ln the Second Chapter we centered our attention in the description of the metaphorical reconfigurations done by several codes which show themselves in audiovisual texts. The classification of the metaphorical modalities was done according to the molds of Groupe µ. Based on the obtained data, in the Third Chapter, we wanted to do some comments focused on detaching the communicative effectiveness of the studied audiovisual texts. Our goal was to point that the reconfiguration of the metaphors lexicalized well characterizes the audiovisual languages renewals. Besides, it enlarges its effectiveness when the absence of the drogadicto is noticed by the spectator, in good part of their compounds shades with the participation of such strong senses as sight and audition. ln that process, the decoding of the metaphors for disjunction absence doesn't become difficult due to intermediate points of those metaphors belonging to family universe or being relatively familiar to the receivers of the texts.
Resumo
Nosso objetivo nessa pesquisa foi assinalar que a reconfiguração das metáforas lexicalizadas caracteriza bem as renovações das linguagens audiovisuais. E, além disso, amplia sua eficácia ao fazer com que a ausência do drogadicto seja percebida pelo espectador, em boa parte de seus complexos matizes, com a participação de sentidos tão fortes como a vista e a audição. Nesse processo, a decodificação das metáforas por ausência disjunta não se torna difícil porque os pontos intermediários dessas metáforas pertencem ao universo familiar ou são relativamente familiares para os receptores dos textos. No capítulo 1, traçamos um panorama geral das drogas e dos problemas que elas causam na sociedade. Procuramos destacar o papel da família como núcleo em que se instauram maneiras de falar, isto é, formas retóricas que terminam por se transformar em metáforas lexicalizadas, questão essa que afeta à drogadição por meio do uso de uma linguagem que se esconde e dá margem ao surgimento da “voz off”. No capítulo 2, centramos nossa atenção na descrição das reconfigurações metafóricas feita pelos diversos códigos que se manifestam nos textos audiovisuais. A classificação das modalidades metafóricas foi realizada segundo os moldes do Groupe µ. E, com base nos dados obtidos, procuramos, no capítulo 3, fazer alguns comentários destinados a destacar a eficácia comunicativa dos textos audiovisuais estudados.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Drogas, Propagandas, Metáforas, Adolescente
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto