As práticas e os reflexos das novas experiências visuais, eletrônicas e digitais nas gerações contemporâneas: análise do Jornal Nacional – Edição das Eleições Presidenciais 2006
Anexos
Informações
Título
As práticas e os reflexos das novas experiências visuais, eletrônicas e digitais nas gerações contemporâneas: análise do Jornal Nacional – Edição das Eleições Presidenciais 2006
Autor(es)
Vanise de Barros Mellaci
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
25/04/2008
Resumo (EN)
Young people today are capable to absorb and process much more information, simultaneously, and by different means. They were born in an environment in which the technology is a reality, and therefore they are intimately and inevitably linked to it. This is an ability which was acquired with the technological revolution turning this new generation into successful users and changing agents of this technology.
The routines, the life ideals, the excesses, lack of limits, are the experiences absorbed by this new media-oriented life, which are constructing cultural forms that are, at each stage, more visual, more electronic and more digital.
We will analyze these experiences which are promoted little by little by a communication media, probably itself a promoter of these changes, present in the life of the youth people since puberty and which has maintained a relation with them which we may call familiar, and that may even today may amplify their potentials. We talk about the television, a media which will probably live for a long time, specially if we consider the change from analogical to digital.
We will deal with the communication process, its cultural practices and its reflection on the incorporation of these new experiences, considering its capability of unifying the ideological forces, the perception and aesthetical and technical sensations if this media.
We will focus our study on the technical documentation of the 2006 presidential elections, which was run by Jornal Nacional. The Jornal Nacional was chosen because of its longevity and leadership, and also because of its high level of coding, editing, selection, determination of how its going to show reality to Brazilians. The analyses intends to understand the perception and factual reasoning by the present generation, considering ones familiarity to edition This generation is used to factors such as velocity and segmentation, more specifically to "white compilation", technical element which is not always detected by the traditional viewer.
Resumo
Os jovens de hoje são capazes de receber e processar muito mais informações, simultaneamente e por diferentes meios. Nasceram num ambiente em que a tecnologia é uma realidade, e estão inevitavelmente e intimamente ligados a ela. Uma habilidade conquistada com a revolução digital, tornando-os detentores hábeis das novas tecnologias. As rotinas, os modismos, os ideais de vida, os excessos, a ausência de limites, são as experências absorvidas pelo ritmo da vida midiatizada, e estão constituindo formas culturais cada vez mais visuais, eletrônicas e digitais. Analisaremos essas experiências promovidas pouco a pouco por um meio de comunicação, provavelmente precursor e produtor dessas mudanças, presente na vida desses jovens, desde a infância, e que manteve com eles uma relação a que podemos chamar de familiar e que, em plena era digital, continua propensa a ampliar suas potencialidades. Falamos da televisão, meio que ainda visiona uma vida muito longa, sobretudo depois de efetivar-se a mudança no modo de transmissão de dados – de analógica para digital. Trataremos o processo comunicativo, as suas práticas culturais e os seus reflexos na incorporação dessas novas experiências e vivências, considerando unir a força ideológica, a percepção e a sensação estética e técnica dessa mídia.
Focaremos nosso estudo na decupagem técnica do material divulgado pelo Jornal Nacional, sobre o processo eleitoral brasileiro para presidente da República em 2006. O Jornal Nacional foi escolhido por ser líder de audiência e longevidade no ar, além de um produto altamente codificado, que edita, seleciona, decide e determina como contará aos brasileiros fatos da realidade. A análise pretende perceber a percepção e o entendimento factual da notícia pela geração contemporânea, habituada à velocidade e à segmentação, considerando o grau de envolvimento da prática usual da edição, mas especificamente da “montagem branca”, elemento técnico que nem sempre é claramente detectado ou percebido pelo olhar do telespectador tradicional.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Imagem eletrônica, Imagem digital, Televisão, Jornal Nacional, Edição, Montagem branca
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Comunicação, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto