A estrutura compositiva da imagem enunciando sua construção em um universo digitalizado, do ponto ao pixel
Anexos
Informações
Título
A estrutura compositiva da imagem enunciando sua construção em um universo digitalizado, do ponto ao pixel
Autor(es)
Wilmar Gomes de Souza
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Cañizal
Data de Defesa
23/08/2011
Resumo (EN)
The main objective of this work is to present a study of the structures constructive that configure the image, analyzing the elements that make up, showing their meanings and significations. The point is the element that the study shows how main axis of this project, because it is from him and his movement to the formal elements (point, line and shape) that make up the image are presented. ln this sense, the manifestation of the line and the construction of the form are contextualized and their meanings were analyzed within a concept that supports the image as the first element communicational to be dominated by man. ln its trajectory and conceptual signified through the vision of a universe that is in constant change, its recognition happens from a syntactic model of visual reading, presented in the Corpus of this project, and that is in the process of observation, qualification and interpretation of the image the basis for the entire reading imagery.
The transmutation of the real image to a universe digitized is part of the second part of the project, which contextualizes the simulation of a perceptual reality based on the manifestation of the Pixel as well as its organization through algorithms which results in the building of an image-synthetic, live from the processing of elements that precede its visualization. The project promotes the discussion about the process of displaying the image-synthetic as well as the directness with which it is ,r·,r·o,:<oon and · ressignificada lhe u rnechanisms for the production of the image, by adapting their structures composition to a contemporary world, living in essence nano, Mimicked by the new apparatuses of communication, that reinvent the time of observation and determine the existence of a new reality imagery. A reality imbued with the monitors that oversee and multiply the image-synthetic, which resists only to retinal persistence.
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é apresentar um estudo das estruturas construtivas que configuram a imagem por meio da análise dos elementos que a compõem, evidenciando seus significados e significações. O ponto é o elemento que o estudo indica como eixo principal deste projeto, pois é com base nele e em sua movimentação que os elementos formais (ponto, linha e forma) que configuram a imagem são apresentados. Nesse sentido, a manifestação da linha e a construção da forma são contextualizadas e seus significados analisados dentro de um conceito que defende a imagem como sendo o primeiro elemento comunicacional a ser dominado pelo homem. Sua trajetória conceitual é significada pela visão de um universo que está em constante transformação. Seu reconhecimento acontece com base em um modelo sintático de leitura visual, apresentado no corpus deste projeto, que tem no processo de observação, qualificação e interpretação da imagem a base de toda leitura imagética.
A transmutação da imagem real para um universo digitalizado faz parte do segundo momento deste projeto, que contextualiza a simulação de uma realidade perceptiva a partir da manifestação do pixel, assim como sua organização por meio de algoritmos, o que resulta na construção de uma imagem-sintética, viva por meio do processamento dos elementos que antecedem sua visualização. O projeto fomenta ainda a discussão a respeito do processo de veiculação da imagem-sintética e da instantaneidade com que ela é processada e ressignificada pelos múltiplos mecanismos de produção da imagem, adaptando suas estruturas compositivas a um mundo contemporâneo, vivo na essência nanomimetizado pelos novos aparatos de comunicação, que reinventam o tempo da observação e determinam a existência de uma nova realidade imagética. Uma realidade impregnada nos monitores que veiculam e multiplicam a imagem-sintética, que resiste apenas à persistência retiniana.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Ponto, Pixel, Imagem, Estética
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto