Uai, sô! A gente tá no rádio – um estudo diacrônico sobre música caipira e sertaneja no Brasil
Anexos
Informações
Título
Uai, sô! A gente tá no rádio – um estudo diacrônico sobre música caipira e sertaneja no Brasil
Autor(es)
Daniela Oliveira Albertin
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
12/08/2011
Resumo (EN)
This research aims to analyze in a diachronic way the social and the media history of the caipira and sertaneja music in Brazil, since the first time played on the radio, the media has collaborated the most with spreading it. First of all, we discuss: the importance of the radio in broadcasting the popular music and its role in making successful hits while massive media; the definition of the term culture and its bond with popular music; the theoretical and popular understanding of what we know as caipira or raiz and sertaneja and what it represents in Brazilian society. Second of all, we sketch a historical panorama from 1929 until 2000 of the caipira and sertaneja music in Brazil, in arder to analyze and comprehend, through an approaching which involves social and media factors, ways and means for which these sorts of music were (re)structured in the Brazilian culture. Third and last, we analyze the principal compositions played on the radias, considering the following aspects towards music: the historical moment in which it was inserted; the social representation while identities builder among the participants of the discursive process; and the happening of changes, from a point of view either as thematically or melodically, whereby it has been through over the years.
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar de modo diacrônico a história social e midiática da música caipira e sertaneja no Brasil, a partir de suas primeiras aparições no rádio, a mídia que mais colaborou com sua propagação. Em um primeiro momento, discutimos a importância do rádio na divulgação da música popular e seu papel na construção de hits de sucesso enquanto mídia massiva; a definição do termo ‘cultura’ e seu elo com a música popular; o entendimento, teórico e popular, do que compreendemos por música caipira ou raiz e sertaneja e sua representatividade na sociedade brasileira. Em um segundo momento, traçamos um panorama histórico, de 1929 até 2000, da música caipira e sertaneja no Brasil, a fim de analisar e compreender, por meio de uma abordagem que envolva fatores sociais e midiáticos, os modos, formas e procedimentos pelos quais esses gêneros de música foram (re)estruturados na cultura brasileira. Por fim, analisamos as principais composições tocadas nas rádios, considerando os seguintes aspectos em relação à canção: o momento histórico no qual está inserida, a representatividade social enquanto construtora de identidades entre os sujeitos participantes do processo discursivo, e a ocorrência de mudanças, tanto do ponto de vista temático quanto melódico, pelo qual passou ao longo dos anos.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Rádio, Música Caipira e Sertaneja, Cultura Brasileira, Grupos Sociais, Identidades
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto