Do lugar ao não lugar: um olhar midiático sobre o Centro Histórico de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Do lugar ao não lugar: um olhar midiático sobre o Centro Histórico de São Paulo
Autor(es)
Djacy Mangueira de Almeida
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
28/03/2011
Resumo (EN)
The aim of this study is approach the trajectory of the Group Folha de São Paulo, its ties with São Paulo society, its participation in the formation of the identity of the site studied and, more recently, the visible lack of interest for local matters (Chapter 1 ). We also intend to present part of the building time of the Historical Center of São Paulo, mainly the one that is marked by the first half of the 20th century, revisiting the efforts of the formation of the idea of “place”, built in order to promote the pratictice of relations of its inhabitants, and to represent its meanings (Chapter 2). To accomplish that, we have approached some theories that justify the transition of “site” to “place” as well as the importance of the identity in the construction of the ties with inhabitants and the place. We looked at this site through its media role, which is supposed to be fundamental, as of the ties and the meanings of its own construction: the place itself understood as media. We made use of Folha de São Paulo’s outlook. which is considered to be an important representative for the Press, concerning the efforts for the formation of its identity. From March 25th 2008 to May 8th 2009, we systematically followed the sites that Folha de São Paulo directed at as news and comments about the Historical Center of São Paulo, speculating the signals of understanding of the identity tie breaks with its inhabitants and its consequent transformation for the so-called “non-place” (Chapter 3).
Resumo
O objetivo deste trabalho é abordar a trajetória do Grupo Folha de São Paulo, seus laços com a sociedade paulistana, sua participação na formação da identidade do espaço estudado e, mais recentemente, o visível desinteresse pelas questões locais (Capítulo 1). Apresenta-se parte do período de construção do Centro Histórico de São Paulo, especialmente aquele marcado pela primeira metade do século XX, revisitando os esforços da formação da ideia de “lugar”, construido para promover a prática das relações dos seus habitantes e representar os seus significados (Capítulo 2). Para isso, abordamos algumas teorias que justificam a passagem do “espaço” para o “lugar”, bem como a importância da identidade na construção dos laços entre os habitantes e o lugar. Olhamos este espaço construído por meio da sua função midiática que se pressupõe fundamental, a partir dos vínculos estabelecidos e dos significados da sua própria construção: o próprio lugar entendido como mídia. Para isso, a abordagem do olhar do jornal “A Folha de S. Paulo” constitui um representante importante da mídia impressa, nos esforços para a formação da sua identidade. No período de 25 de março de 2008 a 08 de maio de 2009, acompanhamos, de maneira sistemática, os espaços que o jornal “A Folha de S. Paulo” destinou a notícias e comentários sobre o Centro Histórico de São Paulo, especulando os sinais da compreensão do rompimento dos laços identitários com seus habitantes e a sua consequente transformação no chamado “não lugar” (Capítulo 3).
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Não lugares, Identidade, Grupos Sociais
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto