Digitalização: a Mudança de Paradigma no Processo de Produção de Cenários Televisivos na TV Cultura
Anexos
Informações
Título
Digitalização: a Mudança de Paradigma no Processo de Produção de Cenários Televisivos na TV Cultura
Autor(es)
Teder Muniz Morás
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
27/08/2012
Resumo (EN)
The television market is driven by financial interests, translated into advantages, agility in the production process and monetary savings in the use of digital technology, especially if compared to the analog paradigm. Technological innovations imply changes not only in the material conditions, but also mainly to making television. Faced with this fact, this study pursuit to highlight the changes of HD (high definition) technology adoption and the digitalization of constructive process in television sets, even in the design of scenic spaces (set physical) or the development of digital environments. As study object and its history as an innovative broadcaster, we chose TV Cultura of São Paulo and the conviviality with their professionals. This immersion, objective also looking for the ideal conditions that enable the emergence of senses in the scenarios regarding to material support, taking in principie the idea of how the materiality of the transmission media influences and to some extent determines the structure of the communication. At the sarne time, insert relationship of the object to its users, the historical conditions and materiais with the own materiality of the object. The theoretical framework is underpinned in authors such as Gumbrecht, JB. Cardoso, Walter Benjamin, Mcluhan, Anna Balogh and others, which grounded our acquaintanceship with TV Cultura professionals. As a result, there is the contextualized narrative of the television processes and as theme their scenarios, the methodology to deal with the demands of high-resolution image and the adaptation to an experimental environment, keeping the elements that compose the television language.
Resumo
O mercado televisivo é movido por interesses financeiros, traduzidos em vantagens, agilidade no processo produtivo e, finalmente, em economia monetária, hoje também buscada no uso da tecnologia digital, se comparada ao paradigma analógico. Inovações tecnológicas implicam mudanças não somente em suportes materiais, mas principalmente no fazer televisivo. Diante dessa constatação, este estudo busca evidenciar as mudanças ocorridas em face da adoção da tecnologia HD (alta definição) e da digitalização no processo construtivo de cenários televisivos, seja na concepção de espaços cênicos (set físico), ou na elaboração de ambientes digitais. Como objeto de estudo, e considerando seu histórico de emissora inovadora, escolhemos a “TV Cultura” de São Paulo e o convívio com seus profissionais. Essa imersão objetivou analisar as condições ideais que permitem a emergência do sentido nos cenários em relação ao suporte material, tendo por princípio a ideia de que a materialidade do meio de transmissão influencia, e até certo ponto determina, a estruturação da mensagem. Ao mesmo tempo, buscou-se inserir a relação do objeto com seus usuários levando em conta as condições históricas e materiais da concretude desse objeto. O referencial teórico está calcado nas obras de autores como Gumbrecht, JB. Cardoso, Walter Benjamin, McLuhan, Anna Balogh e outros, que fundamentaram nossa convivência com os profissionais da “TV Cultura”. Como resultado, há a narrativa contextualizada dos processos televisivos e, como motes, seus cenários, o modo de lidar com as exigências da imagem em alta resolução e a adaptação ao ambiente experimental, mantendo os elementos que compõem a linguagem da televisão.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
TV, Digitalização, HD, Cenografia, Tecnologia, Mídia, Comunicação
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto