Ciberespaço e Visibilidade Midiática: um Estudo sobre a Visibilidade do Candomblé na Internet
Anexos
Informações
Título
Ciberespaço e Visibilidade Midiática: um Estudo sobre a Visibilidade do Candomblé na Internet
Autor(es)
Wirena Katy Bueno de Freitas
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
20/08/2012
Resumo (EN)
This Masters Dissertation considers the relationship between cyberculture and religiousness. The main object of study is the cyberspace that presents itself as a new virtual communication modality and environment for religious announcement. The research showed the colonization of cyberspace by Candomblé (Afro-Brazilian religion) in arder to create a strategy for visibility, since cyberspace composed new mediatization processes by engendering the virtualization and globalization of existence. The following questions were raised in arder to identify the possibility of making Candomblé visible in cyberspace: the occupation of virtual space can be considered as a form of visibility viable for Candomblé, which traditionally failed to obtain visibility in the rrediatic space? Since Candomblé is an archaic, matriarchal spiritual tradition which uses the body in its rituais, what would be the consequences of making the religious experience virtual, since the body and the material spaces are imperative to the religious experience? This research is enrolled in the field of Communication Science, specifically in the line that researches the Media and lmaginary. ln arder to check the hypotheses and resolve the research problem, the author opted for an interdisciplinary theoretical reference in the Semiotics of the Culture, the Criticai Theory of Cyberculture, the Mediatic lmage Theory and the Religious Sciences. This approach provided the theoretical-epistemological references necessary for the analysis of the object. With the objective of observing, describing and analyzing the visibility strategies and of reflecting on the problem indicated, websites which autodenominated themselves as representing Candomblé, used specific religious jargon and had regular access to internauts were selected as the corpus. The group of methodological strategies adopted during the process of this study also incorporated the netnographic method to guide the exploratory scan of the virtual environment, and collect and interpret the data. This study, of a qualitative nature, made it possible to understand and comprehend the construction of pseudo-visibility for Candomblé in cyberspace.
Resumo
A presente dissertação de mestrado aborda a relação entre cibercultura e religiosidade. Seu objeto principal de estudo é o ciberespaço que se apresenta como uma nova modalidade de comunicação virtual e ambiente de anúncio religioso. A pesquisa constatou a colonização do ciberespaço pelo Candomblé no sentindo de criar estratégia de visibilidade uma que vez que o ciberespaço compõe novos processos de mediatização ao engendrar virtualização e glocalização da existência. Para identificar a possibilidade de visibilidade do Candomblé no ciberespaço, foram levantados os seguintes questionamentos: a ocupação do espaço virtual pode ser considerada como visibilidade viável para o Candomblé, que tradicionalmente não conseguiu visibilidade no espaço mediático? Sendo o Candomblé uma tradição espiritual arcaica, matriarcal que utiliza o corpo para sua ritualização, quais as consequências da virtualização da experiência religiosa uma vez que o corpo e os espaços materiais são imperativos à experiência religiosa? A pesquisa se inscreve no campo das Ciências da Comunicação, em particular na linha que pesquisa Mídia e Imaginário. Para a checagem das hipóteses e a para a resolução do problema de pesquisa optou-se por um referencial teórico interdisciplinar lastreado na Semiótica da Cultura, na Teoria Crítica da Cibercultura, na Teoria da Imagem Mediática e nas Ciências da Religião. Essa abordagem forneceu os referenciais teórico-epistemológicos necessários para a análise do objeto. Com o objetivo de observar, descrever e analisar as estratégias de visibilidade e refletir acerca da problemática indicada, foram selecionados, como corpus, websites que se autodenominam candomblecistas e utilizam jargão específico da religião e tenham acesso regular de internautas. O conjunto de estratégias metodológicas adotadas ao longo do processo de trabalho incorporou também o método netnográfico para orientar o levantamento exploratório no ambiente virtual, a coleta e a interpretação de dados.
O estudo de natureza qualitativa possibilitou o entendimento e a compreensão da construção de uma pseudovisibilidade do Candomblé no ciberespaço.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cibercultura, Ciberespaço, Candomblé, Visibilidade Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e estudos do imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto