A mídia na comunicação da cultura política: a construção da imagem por linguagem visual por meio de cartazes
Anexos
Informações
Título
A mídia na comunicação da cultura política: a construção da imagem por linguagem visual por meio de cartazes
Autor(es)
Carlos Reis Brioschi
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
18/06/2012
Resumo (EN)
This study analyzes Barack Obama's political campaign propaganda posters by the time he was running for president of the United States, in 2008 as means to spread the ideas and concepts pertaining to his political platform. The dissertation will emphasize the communication reaching for the general voters, and will also approach in details the use of visual languages with a fast absorption rate, and a great impact over the visual contemporary culture. ln this research the resources adopted by the artists that worked spontaneously on the posters to support the campaign are analyzed. The amount of created posters was diversified in quantity, artistic language and means of expression adopted. The period of exposition to communicate cultural actions and ideas in public places with huge people flow demands a fast perception of the transmitted message, and also imposes peculiar construction strategies, which will be thoroughly studied through the toais provided by language theories, and by the criticai tradition of arts in general. Beyond the mentioned elements, there will also be an evaluation of the layout patterns, fonts, colors and its contrasts, and, at last, there will be an approach of the posters components' relations.
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar os cartazes da propaganda política de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, em 2008, como meios de divulgação das ideias e dos conceitos de sua plataforma eleitoral. A dissertação enfatiza a comunicação destas peças com o público eleitor de um modo geral, além de fazer uma análise mais aprofundada do uso de linguagens visuais de rápida absorção e de grande impacto na cultura visual contemporânea. Na pesquisa, são analisados os recursos utilizados pelos artistas que fizeram as obras espontaneamente em apoio à candidatura, diversificada em quantidade, linguagem artística e meios expressivos utilizados. O tempo de exposição para comunicação de ações culturais e ideias em lugares públicos de grande circulação de pessoas exige uma percepção rápida da mensagem a ser transmitida e impõe estratégias de construção da mensagem peculiares, estudadas em detalhes por meio dos instrumentos teóricos fornecidos pela linguagem e pela tradição crítica das artes plásticas e gráficas em geral. Além dos elementos mencionados, são analisados os padrões de diagramação, a tipologia, as cores e seus contrastes e, finalmente, as relações entre os componentes dos cartazes.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Cartaz, Design, Barack Obama
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativa e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto