Ficção e realidade nas narrativas televisuais: um estudo sobre o programa Almanaque Educação – TV Cultura
Anexos
Informações
Título
Ficção e realidade nas narrativas televisuais: um estudo sobre o programa Almanaque Educação – TV Cultura
Autor(es)
Marco Antonio Bichir
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
15/06/2012
Resumo (EN)
This paper discusses the television from the analysis of public programs aimed at youth culture on TV and more specifically the Almanaque Educação program, in its discursive and narrative forms. lt also seeks to examine issues concerning the multiplicity of televisual genres and formats, as well as narrativeestitlisticas joints used in the program and that will occupy a prominent place in the research. lntertextuality is the basis of analysis of the objects studied in their literary and historical ramifications, social and cultural rights. ln view of the discussion and advancement of knowledge of televisual production, our interest sought to discuss the serial fiction in its many types and specifically for an educational television series.
Resumo
Este trabalho discute a televisão a partir da análise dos programas destinados ao público juvenil na TV Cultura e, mais especificamente, o programa “Almanaque Educação”, em suas formas discursivas e narrativas. Analisa, também, questões relativas à multiplicidade de gêneros e formatos televisuais, assim como estuda as articulações narrativo-estitlísticas utilizadas no programa, elementos que ocupam lugar de destaque na pesquisa. A intertextualidade é a base de análise dos objetos estudados, em suas ramificações literárias e históricas, sociais e culturais. Tendo em vista o debate e o avanço do conhecimento da produção televisual, nosso estudo procurou debater a ficção seriada em seus múltiplos tipos e, especificamente, a série televisiva de caráter educativo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Narrativa, Intertextualidade, Televisão, Séries
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativa e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto