Carmen Miranda: a iconofagia na construção de um mito mediático
Anexos
Informações
Título
Carmen Miranda: a iconofagia na construção de um mito mediático
Autor(es)
Julia Edenia Aparecida Proveti Weffort
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
26/03/2012
Resumo (EN)
The survey aimed to analyze how the cultural context and a mediatic culture prevailing in his time, promoted the artistic fame of Carmen Miranda how media myth through a iconofagia process3 The work dane around imagery of the artist, visual and audible, was crucial to the rise of Brazilian Bombshe/1, and this research has contributed, therefore, to elucidate how this image was perpetuated in the cultural imaginary. According to 'iconofágica' analysis of the audiovisual material researched, was verified as was the airing of your artwork in movies, pictures, songs and videos, to obtain to the elements to justify that the artist, through its image visual and sound, she devoured and was devoured by a culture of mass mediatic. We studied, yet, as that otherness in the personality of Carmen Miranda helped to build their images, the sound image and the visual image. The study of the myth the media, it helped us to understand this final product, contemporary yet, Carmen Miranda perpetuated on its image: an lt between creation and production, a false baiana internacionaf, very Brazilian, on Olympus.
Resumo
A pesquisa visa analisar de que maneira o entorno cultural e a cultura mediática vigentes na época de Carmen Miranda promoveram sua fama artística, transformando-a em mito mediático por meio de um processo de iconofagia. O trabalho imagético realizado em torno da artista, visual e sonoro, foi determinante para a ascensão da “Pequena Notável”; essa pesquisa contribui, portanto, para elucidar como essa imagem foi elaborada no imaginário cultural. De acordo com a análise iconofágica do amplo material audiovisual pesquisado, verificamos como ocorreu a veiculação do seu trabalho artístico em filmes, fotografias, músicas e vídeos, a fim de obter os elementos que justificassem o fato de que a artista, por meio de sua imagem sonora e visual, devorou e foi devorada por uma cultura de massas mediática. Estudamos, ainda, como o indício de alteridade na personalidade de Carmen Miranda contribuiu para construir suas imagens, a sonora e a visual. O estudo do mito mediático nos ajudou a entender esse produto final, ainda contemporâneo, Carmen Miranda, eternizada por sua imagem: um It entre a criação e a produção, uma falsa baiana internacional, brasileiríssima, no Olimpo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mito Mediático, Alteridade, Iconofagia
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e estudos do imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto