Prestígio e tradição: a ancoragem da marcas de luxo em “Vogue Brasil”
Anexos
Informações
Título
Prestígio e tradição: a ancoragem da marcas de luxo em “Vogue Brasil”
Autor(es)
Elcio Sartori
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
26/08/2013
Resumo (EN)
This study focuses primarily on luxury brands as a phenomenon in the context of the great icons of our time characterized by the consumption of high-value intangible assets, with the backdrop of the scenario of globalization and the arrival of big brands in the country. To this end, this work is based on a triad of three core interdisciplinary: Fashion-Design-Advertising, supported on a point of convergence: the niche of luxury. Therefore, from a qualitative research methodology, selection of theoretical tools for the study of the corpus was designed to elucidate the relationships of the brand present in this triad. The goal was to observe the construction of meaning of a select group of luxury brands anchored in Vogue Brazil for the consolidation of concepts such as prestige and tradition, which seems to founding his stay secular. In terms of methodology, this research requested relevant authors in to the specifics of each in each nucleus of that triad. Therefore, the authors weight the field of fashion, luxury, design, studies of globalization and post-modernity, communication, advertising, theories of visual perception, visual identity, Gestalt, the issues of memory, of "materiality in communication," the ephemeral, the seduction of images and media relations support, the publishing industry, myths and archetypes, images, typography, design and aesthetics, colors, theories of communications were ordered, including the search for work in the academic realm. The results shown here should shed some light on the discussion of luxury brands and their mediation, the center of interest of this line of research masters in communication and media culture. Certainly, they reserve many surprises, especially with regard to studies of seriality and intertextuality of these various forms of language.
Resumo
O foco deste estudo são as marcas de luxo como fenômeno emergente no âmbito dos grandes ícones do nosso tempo, caracterizados pelo consumo de bens intangíveis de alto valor, com o cenário da globalização e a chegada de grandes marcas ao país como pano de fundo. Para isso, o trabalho fundamenta-se numa tríade formada por núcleos interdisciplinares, moda-design-publicidade, que se apoiam sobre um ponto de convergência: o nicho do luxo. Portanto, com uma metodologia de pesquisa qualitativa, a seleção de instrumental teórico para o estudo do corpus foi delineada para elucidar as relações da marca presentes nessa tríade. Observou-se a construção de sentidos de um seleto grupo de marcas de luxo ancoradas em “Vogue Brasil” para consolidar conceitos como prestígio e tradição, que nos parecem fundamentais para a sua permanência secular. Em termos metodológicos, esta pesquisa requisitou autores relevantes em cada núcleo daquela tríade. Ou seja, autores de peso, do campo da moda, do luxo, do design, dos estudos da globalização e da pós-modernidade, da comunicação, da publicidade, das teorias da percepção visual, da identidade visual, da Gestalt, das questões da memória, da “materialidade na comunicação”, da efemeridade, da sedução das imagens e das relações com o suporte midiático, do setor editorial, dos mitos e dos arquétipos, das imagens, da tipografia, do design e da estética, das cores, das teorias da comunicação, foram requisitados, inclusive pela busca de trabalhos em âmbito acadêmico. Os resultados aqui expostos devem trazer algumas luzes na discussão sobre as marcas do luxo e sua mediação, o centro de interesse da Linha de Pesquisa deste Mestrado em Comunicação. Na certa, muitas surpresas estão reservadas, notadamente ao que diz respeito aos estudos da serialidade e da intertextualidade dessas diversas formas de linguagem.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Luxo, Moda, Comunicação, Marcas, Design, Publicidade
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto