A infografia em revista: estudo do infográfico na Revista ‘Superinteressante’
Anexos
Informações
Título
A infografia em revista: estudo do infográfico na Revista ‘Superinteressante’
Autor(es)
Elizabeth de Menezes Rocha
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
25/03/2013
Resumo (EN)
The study aims to analyze the infographic in Superinteressante Magazine – resource employed to approximate receivers and transmitters. Intends to show the relationship between the graphics, visual and verbal aspects from a cutting theme that includes science and technology, environment and add with infographics. The research discusses the strategies employed and based on the theoretical analysis supported the concepts of Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch, Jacques Fontanille to highlight syncretic aspects in print. This is a qualitative research, data collection method in editions published in the magazine.
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar o infográfico na revista ‘Superinteressante’, recurso empregado para aproximar destinadores e destinatários. Mostra a relação entre os aspectos gráficos, visuais e verbais, a partir de um recorte temático que compreende ciência e tecnologia, meio ambiente e anúncios com infográficos. O trabalho discute as estratégias empregadas e fundamenta-se na análise teórica apoiada nas concepções de Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch e Jacques Fontanille para ressaltar aspectos sincréticos no suporte impresso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método de coleta de dados em edições publicadas da revista.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Sincretismo, Infografia, Revista
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativa e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto