SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Documento
Informações
Título
SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Title
SUSTAINABILITY IN THE BUSINESS ADMINISTRATION: A STUDY ON THE CHALLENGES OF TRAINING FOR ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY
Autor(es)
Liliane Pinto Gomes | Armindo dos Santos de Sousa Teodósio | Camila Álvares dos Reis | Rafael Rodrigues de Castro
Palavras-chave
Gestão ambiental. Sustentabilidade. Formação de administradores.
Resumo
Neste artigo, analisa-se o ensino da sustentabilidade no curso de Administração a fim de problematizar as estratégias de ensino-aprendizagem desenvolvidas para a formação socioambiental dos graduandos da PUC Minas em Betim. Para tanto, discute-se a compreensão de professores, alunos e gestores do curso quanto à difusão de temas socioambientais nas diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão que compõem a formação de administradores. Com isso, busca-se analisar os desafios e as perspectivas para o aprendizado socioambiental e apontar fatores que favoreçam ou dificultem a construção de
uma consciência ambiental e uma postura de responsabilidade social mais avançada entre os graduandos em Administração. As estratégias de pesquisa baseiam-se no levantamento de dados secundários relativos à regulação do ensino de Administração no Brasil e no mundo e a documentos e avaliações produzidos pelo curso da PUC Minas em Betim, bem como na coleta de
dados primários através da realização de entrevistas semiestruturadas, com professores, alunos e gestores, e da aplicação de questionários a esse mesmo público. A formação socioambiental de graduandos em Administração destaca-se não apenas pelos desdobramentos que pode trazer para o avanço da promoção da sustentabilidade, mas também porque constitui um dos objetos de pesquisa mais relevantes no campo de conhecimento da Administração, sendo alvo da atenção de pesquisadores e centros de pesquisa de referência na área no Brasil e no mundo.
Resumo (EN)
This paper deals with the teaching of sustainability in the under-graduation course of Management, analyzing the learning process developed in the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas) in Betim, Minas Gerais, Brazil. The authors discuss the perception of professors, students and the coordination of the course about the disclosure of social and environmental issues in the different activities of teaching, research, and university-society relationship that make up the
training of the under-graduation students. This research analyzes the challenges and prospects for environmental learning and point to factors that promote or hinder the construction of an environmental awareness and a more advanced posture related to the social responsibility among the future managers. The research strategies adopted are based on the collection of secondary data related to the regulation of teaching of Management in Brazil and in the world, and review the documents produced by the course. We collected primary data by conducting semi-structured interviews with professors, students, and the head of the course, and questionnaires applied to the same audience. The environmental education in the Management course is relevant not only by the promotion of sustainable development, but also because it represents one of the most important
objects of research in the field of knowledge of the Management, drawing the attention of researchers and research centers in Brazil and worldwide.
Edição
5ª edição Janeiro/Junho de 2018
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto