Desvendando imagens, revirando páginas: a construção do feminino nas revistas da década de 1960 (Brasil e Inglaterra, a circularidade da cultura)
Anexos
Informações
Título
Desvendando imagens, revirando páginas: a construção do feminino nas revistas da década de 1960 (Brasil e Inglaterra, a circularidade da cultura)
Autor(es)
Sandra Couto Barbosa
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
16/05/2014
Resumo (EN)
This study aims to identify the female models created by the print media, through the analysis of the statements contained in editorials, magazine covers and letters from readers present on women's magazines Claudia and Petticoat Magazine, conveyed the period comprising the years of 1967 and 1968 in Brazil and England. The aim of this research is to understand the processes of production of discourses through which the female ideals were promoted and disseminated. In this impasse of change and permanence, women's magazines portrayed the new times, somehow legitimizing them and bringing representations of this new behavior model, and disseminate and discuss new horizons of women, popularizing the feminine ideals. What woman was “produced”? What was retained or reworked? What was said there in Europe and echoed here? How the media shaped the young woman of the 1960s, in full “sexual revolution” and the turn of the century? The methodology for the analysis of our corpus adopted the Discourse Analysis of French (AD) in the studies of Michel Pêcheux (1983), choice that will allow us to understand the production of meaning given to the female gender and recognize the messages beyond what is said explicitly and also establish arguments that help us understand the strategies used by the women's magazine to build its speech.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar os modelos de feminino criados pela mídia impressa, por meio da análise dos enunciados contidos nos editoriais, capas e cartas de leitoras presentes nos exemplares das revistas femininas ‘Cláudia’ e ‘Petticoat Magazine’, veiculadas no período que compreende os anos de 1967 e 1968, no Brasil e na Inglaterra. Pretende-se com essa pesquisa compreender os processos de produção dos discursos por meio dos quais os ideários femininos foram promovidos e difundidos. Nesse impasse de mudanças e permanências, as revistas femininas retrataram os novos tempos, de certa forma legitimando-os e trazendo representações desse novo modelo comportamental, além de divulgar e discutir os novos horizontes da mulher, popularizando os ideais femininos. Que mulher foi “produzida”? O que foi mantido ou reformulado? O que se falou lá na Europa e ecoou aqui? Como a mídia forjou a nova mulher da década de 1960, em plena “revolução sexual”, e a da virada do século? Como metodologia para a análise do corpus adotamos a Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) nos estudos de Michel Pêcheux (1983), escolha que nos permitiu compreender a produção do sentido dado ao gênero feminino e reconhecer nas mensagens além do que é dito explicitamente e, ainda, estabelecer argumentos que nos auxiliem a compreender as estratégias utilizadas pela revista feminina ao construir seu discurso.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mulher, Representação, Cultura
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto