Fotografia gastronômica: Um convite a “comer com os olhos”
Anexos
Informações
Título
Fotografia gastronômica: Um convite a “comer com os olhos”
Autor(es)
Pércia Helena Sabbag Mazo
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
21/03/2014
Resumo (EN)
This research studies how the strategies of photographic composition gives the meaning of the pictures of food and even without counting tactile and olfactory sensations, convey the idea of the flavor of them. The main objective is to understand how the culinary photography, applies reduction and expansion strategies of meaning, encouraging the phenomenon of perception in the viewer and if can see that these techniques actually extend the values of the image. For that, based on the concepts of semiotics of culture and especially the concept of iconofagia the study analyzes the photographic sign from the angle of its significance and as it is being two-dimensional and flat, can imaginatively engage the peculiar flavor of the food. In conclusion, a set of images, of three magazines that comprise the brazilian publishing market is analyzed in this study in order to find such statements and verify that the role of the professionals involved can lead the means of image perception.
Resumo
Esta pesquisa estuda de que maneira as estratégias de composição fotográfica ampliam o sentido das imagens dos alimentos e, mesmo sem contar com sensações táteis e olfativas, transmitem a ideia do sabor que eles possam ter. O objetivo principal é entender como a fotografia gastronômica aplica estratégias de redução e ampliação de sentido, estimulando, assim, o fenômeno da percepção no observador e se é possível perceber que essas técnicas realmente ampliam os valores e atributos da imagem. Para isso, embasado pelos conceitos da semiótica da cultura e da iconofagia, o estudo analisa o signo fotográfico sob o ângulo de sua significação e, embora sendo bidimensional e plano, como pode apreender imaginativamente o sabor peculiar do alimento. Como conclusão, é analisado um conjunto de imagens extraídas de três revistas que compõem o mercado editorial brasileiro, a fim de se constatar tais afirmações e verificar se o papel dos profissionais envolvidos pode conduzir os meios de percepção da imagem.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Fotografia Gastronômica, Fotografia, Gastronomia
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de estudos em música e mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto