A estética das mídias eletrônicas: um estudo sobre a linguagem videográfica da década de 1980
Anexos
Informações
Título
A estética das mídias eletrônicas: um estudo sobre a linguagem videográfica da década de 1980
Autor(es)
Estevaldo Francisco Franco dos Santos
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
15/08/2016
Resumo (EN)
The dissertation deals with the language and aesthetics of audiovisual production made in the 1980s. Originally from the junction between art and technology, the contemporary audiovisual support home images, sounds and texts, constituting an new and particular language, the video. The goal is to show its importance in media studies as well as the differences and close to the language of film and television, from the works of certain protagonists in Brazil. Objective is also to recognize the video as a means hybrid and open to new developments. Having become one of the first transition of media from analogue to digital technology, marked not only his present time, but indicating to the future of these new hybrid means of audiovisual language. Trough of the case studies we survey two video production centers to "TVDO" and "Olhar Eletrônico" and his first works for television, to show the differences and similarities between the media which translates as transformation processes, distortion, recombination , complexity, mergers that identify the language and aesthetics of video calling reflection for the development of media studies.
Resumo
A dissertação aborda a linguagem e a estética da produção audiovisual formulada na década de 1980. Oriunda da junção entre arte e tecnologia, o suporte contemporâneo do audiovisual abriga imagens, sons e textos, constituindo-se numa linguagem nova e particular, o vídeo. O objetivo é mostrar a sua importância nos estudos midiáticos, assim como os distanciamentos e proximidades com a linguagem do cinema e da televisão, a partir das obras de alguns protagonistas, no Brasil. Objetiva-se, igualmente, reconhecer o vídeo como meio híbrido e aberto a novos desdobramentos, pois ele foi o responsável por transformar uma das primeiras mídias de transição da tecnologia analógica para a digital, marcando não apenas o seu tempo presente, mas sendo indicador do futuro para esses novos meios híbridos da linguagem audiovisual. Por meio dos estudos de caso, pesquisamos dois núcleos de produção de vídeo, a “TVDO” e “Olhar Eletrônico”, e seus primeiros trabalhos para a televisão; apontamos as diferenças e afinidades entre as mídias que se traduzem como processos de transformação, distorção, recombinação, complexidade e fusões que identificam a linguagem e a estética do vídeo chamando a reflexão para o desenvolvimento dos estudos midiáticos.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Audiovisual, Estética, Linguagem, Vídeo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto