Construindo o consumidor mirim: a utilização de desenhos animados e filmes como estratégia de consumo infantil
Anexos
Informações
Título
Construindo o consumidor mirim: a utilização de desenhos animados e filmes como estratégia de consumo infantil
Autor(es)
Monik Costa Florian Lelis
Orientador(es)
Monik Costa Florian Lelis
Data de Defesa
06/06/2016
Resumo (EN)
The current scenario presents us a reality where children not only influence adults shopping as well as many times decide about shopping. Besides that, the child is too expose to television, because even though there are many technological devices nowadays, it is still the meaning which children are most exposed. In this way, this paper has as central subject the discussion of the relation of childhood and media exposure. In this regard, it was made an analyses through observation of pay TV programming, the channels headed for children, characters on the cartoons and movies and the observation of existing products and services on supermarkets, stores, internet, and others. It can be seen not only the range on selling point as the quantity of products and services, identifying the existing relation between what television presents to the child and what is available on market for consume. In this context, this work has as main subject to discuss the relation of bound, belonging and mimesis with the consumption of media products by children public, with consequence of products and services consumption, qualifying this way the child as a small consumer. This way, it was verified that there is more than entertainment on what is presented on children´s cartoons and movies through its characters. To the realization of this paper it was necessary the construction of a theoretical basis, conceptualizing some of the factors present on communication process as conscious, unconscious, reason and emotion, understanding the relation between body, childhood and the experiences pre predicative, as well as the images on its endogenous and external aspects, the bound, belonging and mimesis. For the analyses of this corpus it was used, mainly, the theory´s image of Norval Baitello Jr. and Maurício Ribeiro da Silva, the Mimesis´ theory of Günter Gebauer, Christoph Wulf and Malena Contrera, the imaginary´s theory of Gilbert Durand and complexity´s theory of Edgard Morin.
Resumo
O cenário atual nos apresenta uma realidade em que as crianças não apenas influenciam as compras dos adultos, como muitas vezes decidem sobre essas compras. Além disso, a criança está muito exposta à televisão, pois mesmo com tantos aparatos tecnológicos existentes hoje em dia, ela continua sendo o meio ao qual as crianças estão mais expostas. Dessa forma, esse trabalho tem como tema central a discussão da relação entre infância e exposição midiática. Para isso, foi feita uma análise por meio da observação da programação da TV por assinatura, dos canais destinados às crianças, dos personagens presentes em seus desenhos e filmes e a observação de produtos e serviços existentes em supermercados, lojas, internet, entre outros. Pode-se verificar não somente a abrangência em locais de venda como a quantidade de produtos e serviços, identificando, assim, a relação existente entre o que a televisão apresenta para a criança e o que se encontra disponível no mercado para consumo. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo central discutir a relação de vínculo, pertencimento e mimese com o consumo de produtos midiáticos por parte do público infantil, tendo como consequência o consumo de produtos e serviços, qualificando, dessa forma, a criança como um pequeno consumidor. Deste modo, verificou-se que há mais do que entretenimento no que é apresentado nos desenhos e filmes infantis e por meio de seus personagens. Para a realização deste trabalho foi necessária a construção de uma base teórica, conceituando alguns dos fatores presentes no processo comunicacional como o consciente, o inconsciente, a razão e a emoção, entendendo a relação entre o corpo, a infância e as experiências pré-predicativas, assim como as imagens em seus aspectos endógenos e exógenos, o vínculo, o pertencimento e a mimese. Para a análise deste corpus utilizamos, principalmente, a teoria da imagem de Norval Baitello Jr. e Maurício Ribeiro da Silva, a teoria da mimese de Günter Gebauer, Christoph Wulf e Malena Contrera, a teoria do imaginário de Gilbert Durand e a teoria da complexidade de Edgard Morin.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Infância, Mimese, Vínculo, Consumo, Comunicação
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto