Corpo e cultura midiática na cidade de São Paulo: eventos de corrida de rua
Anexos
Informações
Título
Corpo e cultura midiática na cidade de São Paulo: eventos de corrida de rua
Autor(es)
Rosicler Pereira dos Santos
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
18/04/2016
Resumo (EN)
This research is inserted in the field of communication and media culture, linked to the line Contributions Media for Social Interaction Groups and has the theme "BODY AND CULTURE media IN SÃO PAULO CITY: street racing events." The body as the primary media (Harry Pross 1971), the media culture from the perspective of consumption, and the city of São Paulo as the locus of events. From these perspectives, define as main objective to analyze the relationship between body (as the primary media), sport and culture city, from street racing events in the city of São Paulo. The study analyzes the object street racing events in the city, which are inserted the elements of consumption, marketing and entertainment linked to the body and to sports. All this perhaps a new media culture. The event sought to understand the mechanisms and what dynamic the street racer used to practice the sport. The street racer practice sport or consumes the event? Street racers the experience, or appropriate the hegemonic discourse that deals with the quality of life and happiness in the race. Sport: freedom or sedation? We seek a methodology of approach and experience with the ethnographic practice, as a set of techniques and fieldwork, traditional anthropology (and Ethnology), which shows us the importance of experiences and experience (SANTOS, 2002). Three ethnographies were made in São Paulo at different points of the city, and subsequent interviews. Therefore, research has contributions of the study authors, among them are: Garcia Canclini (1995), Baitello Junior (2012), Bracht (2005), Canevacci (2008), Certeau (1998), Featherstone (1995), Huizinga (1938), Le Breton (2007), Santos (2002), Pross (1971).
Resumo
Esta pesquisa está inserida no campo da Comunicação e Cultura Midiática, vinculada à Linha de Pesquisa ‘Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais’ e tem como tema “Corpo e cultura midiática na cidade de São Paulo: eventos de corrida de rua”. O corpo como a mídia primária (Harry Pross 1971), a cultura midiática sob a perspectiva do consumo, e a cidade de São Paulo como o lócus dos acontecimentos. A partir dessas perspectivas definimos como objetivo principal analisar as relações entre corpo (como mídia primária), cultura do esporte e cidade, a partir dos eventos corrida de rua na cidade de São Paulo. O objeto do estudo analisa os eventos de corrida de rua na cidade, nos quais estão inseridos os elementos de consumo, marketing e entretenimento ligados ao corpo e ao esporte. Tudo isso conformando uma cultura midiática. A hipótese buscou entender quais os mecanismos e quais as dinâmicas que o corredor de rua utiliza para praticar o esporte. O corredor de rua pratica o esporte ou consome o evento? Os corredores de rua vivenciam, ou se apropriam do discurso hegemônico que versa sobre a qualidade de vida e felicidade na corrida. Esporte: liberdade ou sedação? Buscamos uma metodologia de aproximação e vivência com a prática etnográfica, como conjunto de técnicas e trabalhos de campo tradicionais da Antropologia (e da Etnologia), que nos apresenta a importância das vivências e experienciações (SANTOS, 2002). Foram feitas três etnografias em São Paulo em pontos diferentes da cidade, com entrevistas a posteriori. Para tanto, a pesquisa contou com contribuições dos seguintes autores: Garcia Canclini (1995), Baitello Junior (2012), Bracht (2005), Canevacci (2008), Certeau (1998), Featherstone (1995), Huizinga (1938), Le Breton (2007), Santos (2002), Pross (1971).
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Corpo, Consumo, Cultura midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto