Consumo cultural entre fluxos locais e globais: a cultura “latina” na cidade de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Consumo cultural entre fluxos locais e globais: a cultura “latina” na cidade de São Paulo
Autor(es)
Sabrina Brandão Santiago
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
31/03/2016
Resumo (EN)
This dissertation seeks to understand the logic of cultural consumption " Latinity " – by Brazilian people – That existing in a cultural circuit in the west side of São Paulo City. In order to analyze both the dynamics of this circuit as the narrative of Brazilian who participate, the research relates the logic of intercultural consumption and imaginary of a cultural identity " Latin ", so as to understand by what paths are adopting social and cultural relations that occur between Brazilians and " Latin People”. The imagery of consumption on the Other is fully connected to the uses and appropriations that the Brazilian make their cultures and shows how the media is part of this, sometimes reinforcing stereotypes, in other appropriating these crops and thus feeding back the same imaginary about otherness. This consumption ratio helps to (re) learn some aspects of “Latin " culture and still produces the creation of links that supply and are supplied by this interaction. The cultural consumption is a topic widely studied as well with its relations with the media and society. Thus enriching the research on this topic becomes feasible if we think of a new point of view, which is a consumer cultures outside the mainstream in a cosmopolitan and global capital like São Paulo, emphasizing forms of negotiation between more hegemonic elements and more alternative. Understand the aspects to the circuit and the logical consumption of " Latinity " between Brazilian assists us in understanding the Other in intercultural spaces. For this, our methodology is based on three fronts: an analysis of the media used to communicate this circuit and how those " Latin " cultures are represented visually; ethnography of the west axis of the “Latin” cultural circuit in São Paulo city and the participation of Brazilian in it; and conducting interviews with 14 people from Brazil and " Latin people ", consumers and producers of this circuit. Through these three fronts we can see the best way how to give the sociability and belonging notions of estrangement between the two sides and as the logical consumption bind to a (re) knowledge of the other.
Resumo
Essa dissertação busca compreender as lógicas do consumo cultural da “latinidade” - por parte de brasileiros - existente em um circuito cultural na zona oeste da cidade de São Paulo. Com objetivo de analisar tanto as dinâmicas desse circuito quanto a narrativa dos brasileiros que dele participam, a pesquisa relaciona as lógicas de consumo interculturais e os imaginários de uma identidade cultural “latina”, para assim perceber por quais caminhos se enveredam as relações sociais e culturais que ocorrem entre brasileiros e “latinos”. O consumo do imaginário sobre o Outro está totalmente ligado aos usos e apropriações que esses brasileiros fazem de sua cultura e mostra como as mídias são parte dessa relação, por vezes reforçando estereótipos, em outras se apropriando dessas culturas e, assim, retroalimentando esse mesmo imaginário sobre a alteridade. Essa relação de consumo ajuda a (re) conhecer alguns aspectos da cultura “latina” e ainda produz a criação de vínculos que suprem e são supridos por essa interação. O consumo cultural é um tema amplamente estudado, assim como suas relações com as mídias e a sociedade. Dessa forma, enriquecer as pesquisas sobre essa temática se torna viável se pensarmos em um novo ponto de vista, que trata de um consumo de culturas fora do mainstream em uma capital cosmopolita e global como São Paulo, salientando formas de negociação entre elementos mais hegemônicos e mais alternativos. Perceber os aspectos ligados ao circuito e às logicas do consumo da “latinidade” entre brasileiros nos auxilia no entendimento sobre o Outro em espaços interculturais. Para isso, nossa metodologia baseia-se em três frentes: uma observação das mídias utilizadas para a comunicação neste circuito e como essas culturas “latinas” são representadas visualmente; a etnografia do eixo oeste do circuito cultural “latino” na capital paulistana e a participação de brasileiros nele; e a realização de entrevistas com 14 pessoas dentre brasileiros e “latinos”, consumidores e produtores desse circuito. Por meio dessas três frentes podemos melhor perceber como se dão as sociabilidades e as noções de pertencimento e estranhamento entre os dois lados e como as lógicas de consumo se ligam a um (re) conhecimento do Outro.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Práticas musicais, Latinidade, Consumo, Interculturalidade
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto