Rádio e propaganda: entre hertz e bits
Anexos
Informações
Título
Rádio e propaganda: entre hertz e bits
Autor(es)
Fabian Macrini
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
14/03/2016
Resumo (EN)
This research aims to analyze the advertisement on the radio in Brazil since the official start of broadcasting on September 7, 1922, through the experimentation phase in the 1920s, the so-called "golden age" in the 1940s, the rise of television from the 1950s and the impact with the web development. We've been living the media convergence era where new challenges are imposed. From a qualitative research, this study tried to understand the breadth of the radio universe in the digital age with the formats and tools that extended the listening possibilities and enabled the consolidation of digital sonosphere. Due to the media convergence, new possibilities and advertising formats for the radio medium emerged, reflecting recent growth of audience indicators, income and participation in the divisions of advertising dollars.
Resumo
Esta pesquisa propõe analisar a propaganda no rádio no Brasil, desde o início oficial de suas transmissões, em 7 de setembro de 1922, passando pela fase de experimentações na década de 1920, a chamada “época de ouro” nos anos 1940, o surgimento da televisão, a partir da década de 1950, e os impactos com o desenvolvimento da web. Vivemos hoje a chamada era da convergência das mídias em que novos desafios se impõem. A partir de uma pesquisa qualitativa, este estudo buscou compreender a amplitude do universo radiofônico na era digital com os formatos e ferramentas que ampliaram as possibilidades de escuta e possibilitaram a consolidação da sonosfera digital. Com a convergência midiática, novas possibilidades e formatos de propaganda para o meio radiofônico emergiram, refletindo um crescimento recente dos indicadores de audiência, receitas e participação nas divisões de verbas publicitárias.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Rádio, Propaganda, Convergência
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto