O ambiente comunicativo da casa comum: um estudo das ações midiáticas do Papa Francisco na perspectiva da Ecologia da Comunicação
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Informações
Título
O ambiente comunicativo da casa comum: um estudo das ações midiáticas do Papa Francisco na perspectiva da Ecologia da Comunicação
Autor(es)
João Fortunato Freire
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
26/06/2019
Resumo (EN)
The choice of the Argentine cardinal Jorge Mario Bergoglio to take the place of the abdicating Benedict XVI at the 2013 Conclave, surprised the world. Perhaps that was exactly what part of the cardinals meant to do, by understaing the need for a radical change in the Catholic Church's posture in front of the global current reality. And also, by trying to solve the critical internal issues faced by the Catholic Church. Bergoglio had it all: his previous history, based on humility, simplicity and material detachment, was consistently ‘packed’ by the Vatican's communication and paved the way for his fast acceptance among the curch’s followers. The choice of the name Francis, inspired by the saint of Assisi, one of the most beloved and admired among the diverse spiritual traditions in the world, gave rise to an interreligious dialogue in a global environment underlined by fundamentalisms and intolerances. This dissertation deals with the communicative aspects of Pope Francis Pontificate. The general objective was to study the communication actions carried out by Pope Francis in his different perspectives: the primary, face-to-face communication; the secondary communication, which uses printed media; tertiary communication that relies on mass electronic and digital networked media. The method for achieving the objectives was bibliographical and documentary. The study had a theoretical fortune bequeathed by the Theory of Media proposed by the German communicologist Harry Pross; and by the foundations of the Ecology of Communication conceived by the Spanish communicologist Vicente Romano. The study revealed that the communicational prisms of Pope Francis incorporate the proposal of Vicente Romano’s Ecology of Communication, meaning that Pope Francis adapts himself to the information technologies available in today's electronic media (massive and digital networks) as well as employing the linking potential of primary communication, human contact, elementary and direct primary media (the body's gestures). By addopting this communicational approach, Pope Francis not only pluralized his religious communicational expression but also expanded his protagonism by dealing with issues that concern the contemporary human being and achieves mobilization towards humanity’s current global challenges.
Resumo
A escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para assumir o posto do abdicante Bento XVI no Conclave de 2013 surpreendeu o mundo. Talvez fosse a intenção da ala dos cardeais que entendia a necessidade de mudança radical na postura da Igreja Católica diante da realidade atual do planeta e, em igual forma, na solução dos graves problemas internos que a Igreja Católica atravessa. Bergoglio foi surpreendente. Sua história pregressa, marcada pela humildade, simplicidade e desapego material foi muito bem refinada pela comunicação do Vaticano e pavimentou o caminho para a sua rápida aceitação pelos fiéis. A escolha do nome Francisco, inspirado no santo de Assis, um dos mais queridos e admirados pelas diversas tradições espirituais do mundo, ensejou um diálogo inter-religioso, num ambiente global sublinhado por fundamentalismos e intolerâncias. Esta dissertação aborda as vertentes comunicacionais do Pontificado do Papa Francisco. O objetivo geral foi estudar as ações comunicacionais desempenhadas por Francisco em suas diferentes perspectivas: a comunicação primária, presencial; a comunicação secundária, que se vale de suportes impressos; a comunicação terciária que se apoia nas mídias eletrônicas de massa e digitais em rede. O método para atingir os objetivos foi bibliográfico e documental. O estudo contou com fortuna teórica legada pela Teoria da Mídia proposta pelo comunicólogo alemão Harry Pross e pelos fundamentos da Ecologia da Comunicação, concebida pelo comunicólogo espanhol Vicente Romano. O estudo desvendou que os prismas comunicacionais do Papa Francisco incorporam a proposta da Ecologia da Comunicação de Vicente Romano. Ou seja, Francisco adequa-se às tecnologias da informação disponíveis pelos meios eletrônicos hodiernos (massivos e digitais em rede), assim como emprega o potencial vinculador da comunicação primária, do contato humano, elementar e direto da mídia primária (os gestos do corpo). Com este estilo comunicacional, Francisco não somente pluralizou a sua expressão comunicacional religiosa como também ampliou o seu protagonismo ao tratar de questões que dizem respeito ao ser humano contemporâneo e que mobilizam para os grandes desafios globais da humanidade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação e Religião, Ecologia da Comunicação, Igreja Católica, Papa Francisco
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto