As marcas e a publicidade contemporânea: aproximações com o movimento da arte de rua e seus ativismos
Anexos
Informações
Título
As marcas e a publicidade contemporânea: aproximações com o movimento da arte de rua e seus ativismos
Autor(es)
Paulo Cesar Panontin
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
24/06/2019
Resumo (EN)
The purpose of this research is to investigate the new reality of marketing communication, based on the concept of expanded advertising, that demonstrate new dynamics of make advertising. It was aimed to understand how the brands approach the movement of street art, as well as the interconnections that happen between them. The dynamics of art in public space had an expressive growth with presentations by street performers such as musicians and visual artists who began to make creative use of urban spaces to change the city and our daily life. It was also possible to observe social and citizenship issues through the analysis of activism, social resistance and artistic interventions that they can gradually promote social inclusion, and a more democratic access of people to different art forms such as graffiti and artistic installations, as well as musical and dance performances. The new advertising proposal is related to the customers’ profile change, which have become critical and more active through social networks, with suggestions and demands, making companies and brands rethink their actions, mainly in the social context. After reconsidering its social role, brands began to be seen in a new perspective, getting closer to their customers and investing in events and social movements. In this way, they may have a more positive return from the point of view of humanized positioning. The methodological procedures for the execution of this study were realized from observations in places of street art concentration, besides a theoreticalconceptual research, with extensive bibliographical exploration. From an exploratory survey of market cases, it was possible to observe and analyze the dynamics of brand actions with urban art in different market segments. Some features could be observed both in terms of possibilities of results and benefits for the movements of street art and its protagonists, as well as in the analysis of the constitution of a contemporary model of new advertising from new technologies, new formats and social approaches, promoting the brands in the market in order to conquer and retain their customers.
Resumo
O presente estudo buscou analisar a nova realidade da comunicação de marketing, a partir do conceito da publicidade expandida, que demonstra novas dinâmicas de se fazer propaganda. Teve como objetivo compreender de que forma se dá a aproximação das marcas com o movimento da arte de rua e as negociações existentes entre eles. A dinâmica da arte no espaço público teve um crescimento expressivo com apresentações de artistas de rua, como músicos, artistas plásticos e performáticos que passaram a fazer uso criativo dos espaços urbanos para transformar a cidade e o cotidiano das pessoas. Foi possível também observar as questões sociais e de cidadania por meio da análise do ativismo, da resistência social e das intervenções artísticas que conseguem promover, gradativamente, inclusões sociais, e um acesso mais democrático da população da cidade às diferentes formas de arte, como o grafite, instalações artísticas, além de performances musicais e de dança. A nova proposta do fazer publicitário está relacionada à mudança de perfil dos consumidores que se tornaram críticos e estão mais participativos por meio das redes sociais com sugestões e exigências, fazendo as empresas e marcas repensarem suas ações, principalmente no nível social. Ao rever seu protagonismo social, as marcas passaram a ser vistas de uma nova maneira, aproximando-se mais de seus consumidores, investindo em eventos e movimentos sociais, pois só dessa forma podem ter o retorno mais positivo do ponto de vista do posicionamento humanizado. Os procedimentos metodológicos para a execução desse estudo foram realizados a partir de observações em locais de concentração da arte de rua, além de uma pesquisa teórica conceitual com vasta exploração bibliográfica. Com uma pesquisa exploratória de casos de mercado, foi possível observar e analisar dinâmicas de ações de marcas junto à arte urbana, em diferentes segmentos de mercado. Conclui-se que vários aspectos puderam ser notados tanto na questão de possibilidades de resultados benéficos ou não para os movimentos da arte de rua e seus protagonistas, quanto na análise da constituição de um modelo contemporâneo do novo fazer publicitário, juntamente com as novas tecnologias, os novos formatos e aproximações sociais, alavancando as marcas no mercado com o objetivo de conquistar seus consumidores.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Marcas, Publicidade, Posicionamento, Arte de Rua, Ativismo social
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
URBESOM – Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto