A FOTOGRAFIA DE ESTRELAS DE CINEMA DOS ANOS 1950 E O STAR SYSTEM – Uma abordagem a partir da publicação brasileira Cinelândia
Anexos
Informações
Título
A FOTOGRAFIA DE ESTRELAS DE CINEMA DOS ANOS 1950 E O STAR SYSTEM - Uma abordagem a partir da publicação brasileira Cinelândia
Autor(es)
Flavio Luiz Matangrano
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
24/06/2019
Resumo (EN)
This dissertation analyzes the photography of movie stars, Hollywood and Brazil, spread by the star system through the American and Brazilian fan magazines during the 1950s, with a special focus on the case of the Cinelândia publication. For this, it is based on the foundations of theories of Edgar Morin, Richard Dyer, Margarida Maria Adamatti and Antônio José Saggese among others. From a descriptive analysis, we verified similarities and differences, as to the techniques, contents and themes present in these publications and how these factors were related to the Hollywood star system and to a possible similar Brazilian system. We examine its receptivity and influence with the public, drawing a parallel to that achieved by the films of the same period, both the Hollywood and the Brazilian produced. We conclude by demonstrating how the power of the photographic language and its syntax coupled with the marketing strategies of the film industry have been completed to achieve the desired results, namely, to expand and delight the consumer market of film fans.
Resumo
Esse estudo analisa a fotografia de estrelas de cinema, de Hollywood e do Brasil, difundida pelo Star system por meio das revistas de fãs estadunidenses e brasileiros, durante os anos 1950, com foco especial na publicação carioca ‘Cinelândia’. Fundamentamo-nos nos escritos de Edgar Morin, Richard Dyer, Margarida Maria Adamatti e Antônio José Saggese, entre outros. A partir de uma análise descritiva, verificamos similaridades e diferenças quanto a técnicas, conteúdos e temas presentes nessas publicações e como esses fatores se relacionavam ao sistema estelar hollywoodiano e a um eventual sistema similar brasileiro. Examinamos sua receptividade e influência junto ao público, traçando um paralelo entre películas cinematográficas desse mesmo período, tanto as hollywoodianas quanto as produzidas no Brasil. Concluímos demonstrando como a potência da linguagem fotográfica e sua sintaxe, aliadas às estratégias de marketing da indústria cinematográfica, se completaram para atingir os resultados pretendidos, a saber, expandir e encantar o mercado consumidor de fãs de cinema.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cinema, Fotografia, Revistas de Fãs, Star system
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto