Esse amor que me mata …Tristeza do Jeca
Anexos
Informações
Título
Esse amor que me mata ...Tristeza do Jeca
Autor(es)
Aparecido Donizeti Rodrigues
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
15/04/2019
Resumo (EN)
This dissertation presents the results of the research with the objective of investigating the sertanejo musical genre, as well as sertanejos singers who distinguished themselves from the others. Because of their performance, these singers – here treated as “matrices” – conquered the media by creating distinct brands. Such matrices are composed by the singers: “Tonico e Tinoco”, an example of the countryside music, which has always maintained the poetics representative of the interior origins, appropriating a linguistic variant of the hick language, both in song and in dialogue – influenced by artists from “Turma Caipira” by Cornélio Pires, and experienced the prejudice of the country music produced by “Jeca”, a character created by Monteiro Lobato. Next, we will deal with the matrices: “Pedro Bento e Zé da Estrada”, for inserting in the sertanejo genre the Mexican culture; “Léo Canhoto e Robertinho”, for replacing the viola with the guitar and the use of long hair; “Cacique e Pajé”, for representing the Brazilian Indian. We will start talking about “Jararaca e Ratinho” and “Alvarenga e Ranchinho”, for being the two singers that most acted in cinematographic works and the fact that three of the four matrices participated in films as protagonists. We show, in a timeline, the history of country music, from birth to the present century. We emphasize the singers “Chitãozinho e Xororó”, because it was through them that the FM radios began to embrace the mediatization of this musical genre. Finally, we present the results of a brief research on the singers “João Bosco e Vinícius”, considered the pioneer of the “Sertanejo Universitário”.
Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de investigar o gênero musical sertanejo, bem como duplas de cantores sertanejos que se distinguiram das demais. Por causa de sua performance, essas duplas – aqui tratadas como “matrizes” – conquistaram as mídias, em virtude de terem criado marcas distintas. Tais matrizes são compostas pela dupla Tonico e Tinoco, exemplo da música caipira de raiz, que sempre manteve a poética representativa das origens interioranas, apropriando-se de variante linguística do linguajar acaipirado, tanto na canção quanto no diálogo – vale lembrar que os irmãos foram influenciados por artistas da “Turma Caipira”, de Cornélio Pires, e vivenciaram o preconceito da música caipira provocado pelo “Jeca”, personagem criado por Monteiro Lobato. A seguir, trataremos das matrizes: Pedro Bento e Zé da Estrada, por inserir no gênero sertanejo a cultura mexicana; Léo Canhoto e Robertinho, por substituir a viola pela guitarra e pelo uso de cabelos longos; Cacique e Pajé, por representar o índio brasileiro. Iniciaremos falando de Jararaca e Ratinho e Alvarenga e Ranchinho, por serem as duas duplas que mais atuaram em obras cinematográficas e pelo fato de que três das quatro matrizes participaram de filmes como “pontas” ou protagonistas. Mostramos, numa linha do tempo, a história da música caipira, desde seu nascimento até o presente século XXI. Damos ênfase a dupla Chitãozinho e Xororó, pois foi por meio dela que as rádios FMs passaram a abarcar a midiatização desse gênero musical. Por fim, apresentamos os resultados de uma breve pesquisa sobre a dupla João Bosco e Vinícius, considerada a pioneira do “sertanejo universitário”.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Música caipira, Música sertaneja, Sertanejo universitário, Cultura midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto