Avaliação do aprendizado sobre saúde bucal de estudantes do ensino fundamental por meio de estórias infantis
Documento
Informações
Título
Avaliação do aprendizado sobre saúde bucal de estudantes do ensino fundamental por meio de estórias infantis
Title
Assessment of learning about oral health of elementary school students through children’s stories
Autor(es)
Patrícia Aleixo dos Santos Domingos | Thiago Izaias do Vale | Juliana Álvares Duarte Bonini Campos | Ana Luísa Botta Martins de Oliveira
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2014
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Controle; Educação; Motivação; Saúde bucal
Resumo (EN)
Objective – The aim of this study was to evaluate the learning about oral health through the application of a brochure and a questionnaire for children from third and fourth year of elementary private school in Araraquara – SP. Methods – Children’s stories have been adapted to a brochure with information about oral hygiene concepts, tooth decay, biofilm and diet. An objective questionnaire was applied before and after the presentation of the brochure. The students were divided into 2 groups: G1 – third year received the brochure and participated in their reading and discussion of the subject and G2 – fourth year: only received the brochure and was asked to read it at home with their parents. Data were analyzed descriptively using frequency distribution, and the association between correct answers and groups using Fisher’s exact test (α= 0.05). Results– The results showed that the children already had good knowledge about diet and hygiene at the initial moment. However mosto f children could not answer about the biofilm concept and its prevention. With the application brochure it was observed that the knowledge did not change in most subjects covered. But the G2 showed better knowldge about biofilm and sugary foods. Conclusion – It is suggested that the brochure should not be applied alone. It should be asscoiated with other methods because the best learning occurs when educational programs are continuous.
Resumo
Objetivo – Avaliar o aprendizado infantil relativo à saúde bucal por meio da aplicação de um folheto um questionário para crianças dos terceiro e quarto ano de uma escola de ensino fundamental da rede privada de Araraquara-SP. Métodos – Estórias da literatura infantil foram adaptadas aos assuntos de interesse da saúde como higiene bucal, cárie dental, conceito de placa bacteriana e alimentação. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado antes e após a apresentação do folheto. Os escolares foram divididos em 2 grupos: G1 – terceiro ano: recebeu o folheto e participou de sua leitura e discussão do assunto e o G2 – quarto ano: somente recebeu o folheto e foi orientado para ler em casa juntamente com seus pais/responsáveis. Os dados foram analisados descritivamente por meio de distribuição de frequências, e a associação entre respostas corretas e os grupos pelo teste exato de Fisher (α=0,05). Resultados – As crianças já apresentavam bom conhecimento sobre dieta e higiene no momento inicial; todavia, quando questionados a respeito do biofilme, a maioria não soube responder com relação ao seu conceito e formas de prevenção. Com a aplicação do folheto, observou-se que os conhecimentos não se alteraram na maioria dos assuntos abordados, porém o G2 mostrou absorver melhor a informação sobre conceito de placa e consumo de alimentos açucarados. Conclusão – Sugere-se que o folheto não deva ser aplicado isoladamente, mas associado a outros métodos de orientação, pois o aprendizado se mostra melhor quando os programas educativos são contínuos.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto