Estratégias da associação de franqueados nas relações com o franqueador
Anexos
Informações
Título
Estratégias da associação de franqueados nas relações com o franqueador
Autor(es)
Telmo José Magalhães da Silva
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
26/02/2015
Resumo
Esta dissertação objetivou identificar as estratégias e ações das associações de franqueados nos relacionamentos entre franqueador e franqueados das redes de franquias, utilizando como exemplo a rede de organizações no ramo de franquias de idiomas. O princípio orientador teórico consiste na afirmativa de que a rede de negócios é ordenada por relacionamentos sociais de diversas variáveis. Assim, a pergunta investigada foi: quais práticas de gestão são adotadas pelas associações de franqueados por intermédio dos relacionamentos entre franqueador e franqueados? Considerando que sinais indicam uma literatura incipiente acerca do tema, justifica-se uma análise mais aprofundada das fontes de autores, os quais afirmam a existência de benefícios quando da aplicação do raciocínio das variáveis sociais nas redes de negócios. O resultado final da pesquisa indicou a existência de confiança plena apenas em uma parte dos componentes da rede, assim como de cooperação parcial entre eles. Como principal ação da associação de franqueados destaca-se a representação dos diversos anseios expressados pelos franqueados junto aos franqueadores. Sob o foco da forma de governança exercida pela associação de franqueados, pode-se ver que as regras e as penalidades que compõem seu estatuto são conhecidas e aplicadas. A influência dos líderes que compõem a Diretoria da associação e o processo de votação nas reuniões da associação de franqueados são fatores determinantes na forma de solução de conflitos. Como contribuição gerencial, este trabalho procurou trazer conhecimento aos empreendedores que desejam realizar investimentos no segmento de franchising; aos franqueados, mostrar a necessidade da utilização de ferramentas de gestão no gerenciamento do seu negócio e, para os franqueadores, apresentar contribuições para a gestão e expansão da marca da sua franquia.
Resumo (EN)
The aim of this dissertation is to identify the strategies and actions of the franchiseeassociations in the relationship between franchiser and franchisee from the franchisenetwork, having the network of organizations as an example in the trade oflanguages franchises. The theoretical guiding principle consists in the premise that the business network is guided through social relationships of different variables.
Then, the question to be researched is: Which management actions are adopted by
the franchisee associations through relationships between franchiser and franchisee?
Considering that signals indicate a beginning literature about the subject, a deeper
analysis of the authors is warranted, which affirms the existence of benefits when we
apply the reasoning of social variables in the business network. The final result of this
research indicated the existence of entire trust, but only from part of the network
compounds and a partial cooperation. As a franchisee association main action we
can mention the representation of different aspirations expressed by the franchisee
with the franchisers, which indicated the rules that compose its by-law and the
penalties are known and applied as a way of governance carried out by the
franchisee association. The influence of the leaders that compose the association
board of directors and the voting process in the franchisee association meetings are
decisive factor to solve problems. As a managerial contribution this work seeks to
bring knowledge to the entrepreneurs who wish to invest in the franchising trade, to
the franchisees it shows the need for the use of management tools for the proper
management of their business, and for the franchisers it presents contributions in the
management and expansion of its franchise brand.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Franquias, Associação de Franqueados, Estratégia, Empreendedorismo
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto