Estratégia e empreendedorismo feminino: percepção sobre suporte e marcas em microfranquias
Anexos
Informações
Título
Estratégia e empreendedorismo feminino: percepção sobre suporte e marcas em microfranquias
Autor(es)
Fredy Arl Schnell
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
22/12/2016
Resumo
Uma configuração de franchising, denominada microfranquia, vem crescendo de forma significativa no Brasil. Esta modalidade permite que uma pessoa adquira uma franquia com um investimento inicial menor ante ao de uma franquia convencional, o que contribui para sua expansão, pois desperta interesse em empreendedores homens e mulheres com diferente poder aquisitivo. Assim como no sistema de franchising, comporta os mesmos elementos estruturantes como suporte e marca. Este estudo apresenta como objetivo geral comparar a percepção de valor das mulheres empreendedoras com a dos homens, com relação a suporte e marca das microfranquias. O problema de pesquisa investigou se existe diferença de percepção de valor quanto ao suporte e marca de microfranquias entre empreendedores femininos e masculinos. Para isto, adotou-se o método de pesquisa quantitativo, por meio da aplicação de um survey elaborado com questões fechadas em escala de preferências tipo Likert, indo de 1 a 5, de acordo com o nível de concordância ou satisfação. O critério para escolha da amostra foi o não probabilístico intencional e se deu pela identificação de uma população de 148 microfranqueados, cuja característica comum foi a de sua microfranquia estar associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e situada na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Os resultados encontrados suportaram parcialmente as hipóteses propostas, ao passo que indicam que há diferenças entre os gêneros quanto à percepção de valor de suporte, mas não apontam diferenças entre os gêneros quanto à percepção de valor da marca das microfranquias. Este trabalho visa contribuir com o aprofundamento do estudo sobre empreendedorismo feminino nas microfranquias, ante as publicações nacionais e internacionais serem restritas e também aumentar o interesse de pesquisadores para aprofundar os estudos sobre a relação microfranqueado e microfranqueador.
Resumo (EN)
A Franchising configuration called microfranchising has been growing significantly in Brazil.This modality allows it to be possible someone get a conventional franchise through a lower initial investment, compared to a conventional franchise, which contributes to their proliferation because it arouses interest in entrepreneurs with different economic power or gender and just like in the Franchising system, it includes the same structuring elements as support and branding.This study has as general goal compare the perception of value of women entrepreneurs compared to the men with regard to support and brand of microfranchises.The research problem is intended to answer the following question: Does it has difference in the perception of value regarding the support and brand of microfranchises between female and male entrepreneurs?In order that, was adopted the quantitative research method, through applying a survey, prepared with closed questions in Likert scale preferences, ranging from 1 to 5 according to the level of agreement or satisfaction. The criterion for choosing the sample was non probabilistic intentional occurred through the identification of population of 148 microfranqueados whose common characteristic was his microfranchia be associated with ABF(Brazilian Franchising Association)and located in the Metropolitan Region of large São Paulo. The results found partially supported the hypotheses proposed, which indicate that there are differences between genders regarding the perception of support value but do not point differences between the genders regarding the perception of brand value of the microfranchises.This work intends to contribute to the deepening of the study about women entrepreneurship in the microfranchises as national and international publications are restricted and also intends to increase the interest of researchers to further study the relationship between Microfranqueado and microfranqueador.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Redes de Franquias, Empreendedorismo Feminino, Microfranquias
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto