O problema do eterno retorno
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Metadados
Título
O problema do eterno retorno
Título (EN)
The problem of eternal return
Autor(es)
Hermes Urebe Guimarães | Antonio Adami
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
REVISTA CADERNO PEDAGÓGICO – Studies Publicações e Editora Ltda., Curitiba, v.22, n.6, p. 01-20.2025
DOI:10.54033/cadpedv22n6-189
Resumo (EN)
This article addresses a thought innate to human, both in historical and subjective terms, from which the being constructs the most rudimentary notion of the world ́s gears. By assuming that learning and living are symptoms of experience, its return to the point of origin (the first memory of oneself), allows one to discern nuances and details that were previously unnoticed. In addition, the art of instilling knowledge that would otherwise be incomprehensible, especially when treating the issue as if it werea palimpsest, embellishing writings, facts and hypotheses on the implied, uses the subtext to stitch together something greater than the individual's purpose would allow. The intent here is to understand the semantic connections of the first religions, and from a more practical perspective, it explores, albeit superficially, the developments of Western thought. The method used consists of free analytical comparison. The following basic works can be cited: Dictionary of Symbols, by Chevalier and Gheerbrant (2000); Discourse on the Method, by Descartes (2006); Thus Spoke Zarathustra, by Nietzsche (2006), and Alchemy & Mysticism, by Roob 1997).
Resumo
Este artigo aborda um pensamento inato ao homem, tanto em termos históricos quanto subjetivo, a partir do qual o ser constrói a noção mais rudimentar das engrenagens do mundo. Ao supor o aprendizado e a vivência sintomas da experiência, seu regresso ao ponto de origem (primeira lembrança de si), permite divisar nuanças e minúcias antes despercebidas. Demais disso, a arte de incutir saberes que a outro modo seriam inapreensíveis, sobretudo ao tratar a questão como se palimpsesto fosse, floreando escritas, fatos e hipóteses sobre o subentendido, utiliza-se das entrelinhas para alinhavar algo maior que o propósito do indivíduo permitiria. O intento aqui disposto pretende entender as conexões semânticas das primeiras religiões, e de uma visada mais prática, passeia, ainda que de modo superficial, sobre os desdobramentos do pensamento Ocidental. O método utilizado consiste no comparativo analítico livre. Podem ser citadas como obras de base Dicionário de Símbolos,de Chevalier e Gheerbrant (2000); Discurso do método, de Descartes (2006); Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche (2006) e, Alquimia & Misticismo,de Alexander Roob 1997).
Palavras-chave
Descartes; Estóicos; Niilismo; Eterno Retorno; Reconstrução; Shiva;
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Universidade Paulista - UNIP