“Não é Só Uma Festa, Tá Ligado?”: Trabalho e circuitos afetivos em coletivos musicais TLGBQIA+ no Sul do Brasil
Documento
Metadados
Título
“Não é Só Uma Festa, Tá Ligado?”: Trabalho e circuitos afetivos em coletivos musicais TLGBQIA+ no Sul do Brasil
Título (EN)
“It’s Not Just a Party, You Know?” Work and Affective Networks in TLGBQIA+ Music Collectives in Southern Brazil
Autor(es)
• PEREIRA, Simone Luci; AMARAL, Adriana; GOULART, Lucas; CORDOVA, Jonara.
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista FAMECOS, v. 32, n. 1, p. e45470, 2025. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45470
Resumo (EN)
This paper addresses the operationalization of affective theories in relation to electronic music parties, specifically from a Global South perspective. Its objective is to comprehend the collective and individual compositions faci-litated by the encounter with music as an intensifying element of affect, as well as the necessary efforts for their agency. Drawing inspiration from ethnographic methodology and employing observational techniques and informal interviews, this study explores work, affective circuits, and musical scenes through a prelimi-nary analysis of the 5-year party organized by Coletivo T in Porto Alegre, located in southern Brazil. Thus, the discussion surrounding parties, embodiments, and urban spaces unfolds through an archaeology of the city’s electronic music scene, which leads to a distinct circuit from its inception, giving rise to ruptures and continuities in relation to the aesthetics and identities of these events and their participants.Keywords: electronic music; affective circuits; collectives; LGBQIA+; street parties.
Resumo
Este artigo trata das operacionalizações das teorias dos afetos em sua relação com as festas de música eletrônica, em uma perspectiva do Sul Global. O objetivo é compreender as composições coletivas e singulares oportunizadas pelo encontro com a música, enquanto elemento intensificador de afetos, assim como dos trabalhos necessários para o agenciamento desses afetos. A partir de uma metodologia de inspiração etnográfica e de um movimento exploratório que inclui observação e entrevistas informais, discutimos trabalho, os circuitos afetivos e cenas musicais em uma análise piloto da festa de 5 anos do Coletivo T, de Porto Alegre, no sul do Brasil. Assim, a discussão sobre festas, corporali-dades e espaços da cidade é realizada a partir de uma arqueologia da cena de música eletrônica na cidade, que desemboca em um circuito distinto de seu início, trazendo rupturas e continuidades em relação às estéticas e identidades desses eventos e seus participantes.Palavras-chave: música eletrônica; circuitos afetivos; coletivos; LGBQIA+; festas de rua.
Palavras-chave
música eletrônica; circuitos afetivos; coletivos; LGBQIA+; festas de rua.