Influenciadores virtuais, seguidores reais: autenticidade e engajamento nas plataformas digitais Instagram e TikTok
Documento
Informações
Título
Influenciadores virtuais, seguidores reais: autenticidade e engajamento nas plataformas digitais Instagram e TikTok
Título (EN)
Virtual Influencers, Real Followers: authenticity and engagement on the digital platforms Instagram and TikTok
Autor(es)
Humberto da Costa Guimarães Neto
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
28/08/2025
Resumo (EN)
This dissertation explores how virtual influencers generate engagement and interactions on the online platforms Instagram and TikTok, based on the analysis of content published by virtual influencers Lu do Magalu and Lil Miquela. Virtual influencers are avatars, fictional characters created by Artificial Intelligence (AI) and/or Computer-Generated Imagery (CGI), designed to simulate human behaviors, emotions, and characteristics in a realistic way. Despite their virtual nature, influencers interact with real followers, promote brands and products, and generate engagement on social media. The research sought to describe the different types of virtual influencers, identify variations in their engagement rates, compare their performances on Instagram and TikTok, and evaluate how authenticity strategies, such as calibrated amateurism and transferred humanity, manifest and are perceived in the content posted by these influencers. The theoretical framework includes authors such as Abidin, Terra, Karhawi, Van Dijck, and Gillespie, who discuss topics such as influencer culture, authenticity, engagement, and online platforms. The methodology combines quantitative analysis of engagement metrics with qualitative analysis of posted content. The analyses indicate that, in certain situations observed during the analyzed period, content published on the influencers' profiles presented characteristics associated with calibrated amateurism and transferred humanity. These aspects were present in some posts that obtained engagement rates above the benchmarks used as reference.
Resumo
Esta dissertação explora como influenciadores virtuais geram engajamento e interações nas plataformas digitais Instagram e TikTok, com base na análise dos conteúdos publicados pelas influenciadoras virtuais Lu do Magalu e Lil Miquela. Influenciadores virtuais são avatares, personagens fictícios criados por Inteligência Artificial (IA) e/ou Imagens Geradas por Computador (CGI), projetados para simular comportamentos, emoções e características humanas de forma realista. Apesar de sua natureza virtual, os influenciadores interagem com seguidores reais, promovem marcas, produtos e geram engajamento nas redes sociais. A pesquisa buscou descrever os diferentes tipos de influenciadores virtuais, identificar variações em suas taxas de engajamento, comparar seus desempenhos no Instagram e TikTok e avaliar de que forma estratégias de autenticidade, como o amadorismo calibrado e a humanidade transferida, se manifestam e são percebidas nos conteúdos postados pelas influenciadoras. A fundamentação teórica é composta por autores como Abidin, Terra, Karhawi, Van Dijck e Gillespie, que discutem temas como a cultura dos influenciadores, autenticidade, engajamento e plataformas digitais. A metodologia adotada combina análise quantitativa das métricas de engajamento com análise qualitativa dos conteúdos postados. As análises indicam que, em determinadas situações observadas no período analisado, conteúdos publicados nos perfis das influenciadoras apresentaram características associadas ao amadorismo calibrado e à humanidade transferida. Esses aspectos estiveram presentes em algumas postagens que obtiveram taxas de engajamento acima dos benchmarks utilizados como referência.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Influenciadores virtuais; Engajamento digital; Autenticidade; Amadorismo calibrado; Humanidade transferida.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto