O show tem que continuar: adaptações da TV aberta ao sistema de vídeo sob demanda
Documento
Informações
Título
O show tem que continuar: adaptações da TV aberta ao sistema de vídeo sob demanda
Título (EN)
The show must go on: adaptations from open TV to the video on demand system
Autor(es)
Erick Borges Vieira
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
19/02/2024
Resumo (EN)
This dissertation explores the evolution of television with an emphasis on the transition from traditional TV to streaming services, highlighting the transformations in the processes of production, content distribution and media consumption. As part of this change, we seek answers to the following questions: what is the product offering on streaming platforms compared to linear TV programming? Is there specific production for these platforms? Is there openness in streaming services for interactivity with the viewer? The research focuses on the exploratory and qualitative analysis of the streaming portals of the five largest Brazilian television stations: Globo (Globoplay), SBT (SBT Vídeos), Record (PlayPlus), Bandeirantes (BandPlay) and RedeTV (RedeTV Go). The general objective is to understand how the migration affects audiovisual production and consumption processes. The specific objectives are: to describe the streaming portals of the Brazilian TV stations mentioned; to identify similarities and differences regarding programs in the offering of audiovisual products, presence of exclusive content, formats and forms of interactivity; to identify distribution, participation and use of new applications and products; to understand how these broadcasters use social networks as strategic tools to promote their streaming services. The study incorporated theories about convergence culture (Jenkins, 2009), the third phase of contemporary television (Lotz, 2017) and explores the relationship between technology, culture and society (Williams, 2016) and reflections on technological transformations on TV (Cannito, 2010). Finally, we highlight that the results of the analysis demonstrate that streaming services appear as protagonists in the production and distribution of content and present a new form of assistance, inaugurating a new process in television programming, now guided by the individual demands of viewers, but with the absence of possibilities for interaction between users.
Resumo
Esta dissertação explora a evolução da televisão com ênfase na transição da TV tradicional aos serviços de streaming, destacando as transformações nos processos de produção, distribuição de conteúdo e consumo de mídia. No âmbito dessa mudança, buscamos resposta para as seguintes questões: qual é a oferta de produtos das plataformas de streaming em comparação com a programação da TV linear? Há produção específica para essas plataformas, que não sejam transmitidas na TV aberta? Há abertura nos serviços de streaming para interatividade com o telespectador? A pesquisa concentra-se na análise exploratória e qualitativa dos portais de streaming das cinco maiores emissoras de televisão brasileiras: Globo (Globoplay), SBT (SBT Vídeos), Record (PlayPlus), Bandeirantes (BandPlay) e RedeTV (RedeTV Go). O objetivo geral é compreender como a migração desses cinco principais canais de TV para o streaming, aliada à era da convergência de mídias, impacta os processos de produção e de consumo audiovisual. Como objetivos específicos, pretendemos descrever os portais de streaming das emissoras de TV brasileira mencionadas, identificar semelhanças e diferenças no que tange aos programas na oferta dos produtos audiovisuais, presença conteúdo exclusivo, formatos e formas de interatividade, identificar os sistemas de distribuição, participação e utilização de novos aplicativos e produtos e compreender como essas emissoras utilizam as redes sociais como ferramentas estratégicas para a divulgação de seus serviços de streaming. O estudo incorporou teorias sobre a cultura da convergência (Jenkins, 2009), a terceira fase da televisão contemporânea (Lotz, 2017) e explora a relação entre tecnologia, cultura e sociedade (Williams, 2016) e reflexões acerca das transformações tecnológicas na TV (Cannito, 2010). Por fim, destacamos que os resultados da análise demonstram que os serviços de streaming aparecem como protagonistas na produção e distribuição de conteúdo e apresentam uma nova forma de assistência, inaugurando um novo processo na programação televisiva, agora pautado pelas demandas individuais dos espectadores, mas com a ausência de possibilidades de interação entre usuários.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
evolução da televisão; streaming; cultura da convergência; interatividade; TV brasileira
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Capes - PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto