Impacto de dois diferentes tipos de recursos educacionais no nível de literacia em saúde bucal de adolescente
Anexos
Informações
Título
Impacto de dois diferentes tipos de recursos educacionais no nível de literacia em saúde bucal de adolescente
Título (EN)
The impact of educational methods in the oral health literacy of adolescents
Autor(es)
Cristiane Caram Borgas Alves
Orientador(es)
Cristina Lúcia Feijó Ortolani
Data de Defesa
23/08/2023
Resumo (EN)
Oral diseases are a known and still very prevalent public health issue among the general population. Its occurrence has already been exhaustively related to the decrease in the quality of life of affected individuals, as well as their caregivers. The importance of preventive treatment is also established and remarkably effective, with projects based on patient education and motivation being essential for this type of approach. The evaluation of oral health literacy provides information that allows processing and understanding the presence of gaps in basic health knowledge by the patients and based on its analysis it is possible to outline prevention and health promotion actions. The aim of this study was to evaluate the impact of two different educational resources on the oral health literacy level of adolescents aged 12 to 14 years. The sample (n = 166) was divided into 4 groups: Group 1 (G1, n = 45) received guidance on oral hygiene in the form of an educational lecture; Group 2 (G2, n = 44) participated in an educational interactive game, Group 3 (G3, n = 44) received oral hygiene guidance in the form of an educational lecture followed by the educational interactive game, and control group (G4, n = 33), which did not receive any educational intervention. The sample's literacy was measured using the BREALD-30 tool at t0 and t1 (2 weeks after applying the health promotion measures). The study showed that all educational measures were effective in increasing the literacy score of the sample, and the application of the educational lecture followed by the game was the one that showed the greatest improvement in the literacy score.
Resumo
As doenças bucais são um problema de saúde pública bastante conhecido e ainda muito prevalente na população de uma forma geral. Sua ocorrência já foi exaustivamente relacionada à diminuição da qualidade de vida dos indivíduos afetados, bem como de seus cuidadores. A importância do tratamento preventivo também é consagrada e notavelmente eficaz, sendo os projetos baseados na educação e motivação do paciente essenciais para esse tipo de abordagem. A avaliação da literacia em saúde bucal fornece informações que permitem processar e compreender a presença de lacunas no conhecimento básico de saúde por parte dos pacientes e, a partir da sua análise, traçar ações de prevenção e promoção de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de dois diferentes recursos educacionais no nível de literacia em saúde bucal de adolescentes de 12 a 14 anos. A amostra (n = 166) foi dividida em 4 grupos: Grupo 1 (G1, n = 45) recebeu orientação de higiene bucal na forma de palestra educacional; Grupo 2 (G2, n = 44) participou de um jogo interativo educacional, Grupo 3 (G3, n = 44) recebeu orientação de higiene bucal na forma de palestra educacional seguida do jogo interativo educacional, e grupo controle (G4, n = 33), que não recebeu intervenções educacionais. A literacia da amostra foi mensurada através da ferramenta BREALD-30 em t0 e t1 (2 semanas após a aplicação das medidas de promoção de saúde). O estudo mostrou que todas as medidas educativas foram eficazes em aumentar o escore de literacia da amostra, sendo que a aplicação da palestra educacional seguida do jogo foi a que demonstrou maior aumento no escore.
Tipo
Tese
Palavras-chave
educação em saúde bucal, condições bucais, recursos educacionais, literacia em saúde bucal, promoção da saúde.
Publicado em
ALVES, C. C. B.; ORTOLANI, C. L. F. (Orientadora). Impacto de dois diferentes tipos de recursos educacionais no nível de literacia em saúde bucal de adolescente. 2023. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-odontologia/impacto-de-dois-diferentes-tipos-de-recursos-educacionais-no-nivel-de-literacia-em-saude-bucal-de-adolescente/
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estudos aplicados à Ortodontia e Ortopedia Facial
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto