RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Documento
Informações
Título
RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Title
RELATIONSHIP BETWEEN HISTORY OF MATHEMATICS AND INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY IN TEACHER TRAINING
Autor(es)
Ana Chiummo | Emilio Celso de Oliveira | Flavio Sapucaia
Palavras-chave
Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação; Formação de Professores.
Resumo
Este artigo apresenta a relação essencial entre
a História da Matemática e o uso de tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC)
na formação dos futuros professores. O objetivo
é estudar como essa relação pode contribuir
para a construção e a significação (ou a ressignificação)
dos conhecimentos matemáticos e sua
possível influência na prática pedagógica desses
futuros professores. As seguintes questões
nortearam esse estudo: qual a importância dos
recursos didáticos da História da Matemática e
das TDIC na formação dos professores na organização
das aulas? Qual a percepção dos recémgraduados
acerca da importância de se estudar
a História da Matemática no curso de graduação?
A metodologia de pesquisa empregada é
uma pesquisa qualitativa, com amostra de respostas
de alunos recém-formados na Universidade
Paulista, que expressaram suas percepções
sobre a vivência do estudo da disciplina apoiada
no emprego de tecnologias. Brolezzi (1991) e
as recomendações dos Parâmetros Curriculares
Nacionais destacam a relevância do emprego
didático da História da Matemática, bem como
sua relação com as TDIC. A análise de conteúdo
das respostas dos recém-formados indica que o
estudo da História da Matemática pode contribuir
para que o futuro professor dê significado
aos currículos escolares do Ensino Básico e utilize
a história também como um recurso didático
nos processos de ensino e aprendizagem. O
estudo efetuado mostra que a experiência com
situações didáticas que busquem a relação entre
a História da Matemática e o uso das TDIC
contribui significativamente para a formação
do professor.
Resumo (EN)
This article presents the essential relationship
between the history of mathematics and the use of
digital technologies of information and communication
(TDIC) in the training of future teachers.
The aim is to study how this relationship can contribute
to the construction and signification (or resignification) of mathematical knowledge and
its possible influence on the teaching practice of
these future teachers. The following questions
guided this study: What is the importance of teaching
resources of the History of Mathematics
and TDIC in teacher training in the organization
of classes? What is the perception of newly
graduates about the importance of studying the
history of mathematics at the undergraduate level?
The used research methodology is a qualitative
research with a sample of newly graduated
students answers to the University Paulista, who
expressed their perceptions about the experience
of the study of the subject supported by the use
of technologies. Brolezzi (1991) and curriculum
recommendations of the National Curriculum
Guidelines highlight the importance of the educational
use of the history of mathematics and its
relationship with TDIC. The content analysis of
the responses of the newly formed states that the
study of history of mathematics can contribute to
the future teacher to give meaning to the curricula
of basic education and use history as well as a
teaching tool in teaching and learning processes.
The study conducted shows that experience with
teaching situations that seek to respect the history
of mathematics and the use of TDIC contribute
significantly to teacher training.
Edição
3ª edição - Julho/Dezembro de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto