O uso de novas tecnologias no ensino de línguas
tem-se mostrado um campo promissor para
o desenvolvimento das habilidades de alunos que
não dispõem de tempo ou espaço para frequentar
aulas tradicionais. Por isso mesmo, muitos pesquisadores
da área vêm promovendo a inserção
de novas tecnologias no ensino em geral e também
no ensino de línguas, especialmente o inglês.
Embora muitas pesquisas já tenham sido realizadas
com o intuito de desvelar as vantagens e desvantagens
desse tipo de ensino a partir do ponto
de vista do aluno, a perspectiva dos professores
com frequência não tem sido abordada nessas
pesquisas. Este trabalho visa discutir os problemas
e ansiedades enfrentados por professores de
inglês ao tentarem lidar com as novas tecnologias
no ensino e refletir sobre o papel da formação de
professores nesse contexto.
The use of new technologies in language teaching
has proved to be a promising field for the
development of the language skills of students
who do not have time or space to attend to traditional
classes. Therefore, many researchers in
the field have been promoting the inclusion of
new technologies in education in general and
in teaching languages, especially English. Although
many studies have already been conducted
in order to uncover the advantages and
disadvantages of this type of education from
the student’s point of view, the perspective of
teachers has not frequently been addressed in
these studies. This paper aims to discuss the
problems and anxieties faced by English teachers
in trying to deal with new technologies
in teaching and to reflect on the role of teacher
education in this context.