O LEITOR E ESCRITOR DO CIBERESPAÇO
Documento
Informações
Título
O LEITOR E ESCRITOR DO CIBERESPAÇO
Title
THE READER AND WRITER OF CYBERSPACE
Autor(es)
Gláuci H. Mora
Palavras-chave
Mediação docente. Leitor e escritor. Ciberespaço. Tecnologia digital. Letramento digital.
Resumo
As mudanças econômicas, políticas e sociais
pelas quais o mundo passa são reais e irreversíveis.
O advento das transformações, principalmente
no âmbito científico e tecnológico, instiga
a ponderar sobre a necessária educação
mediadora e globalizante, em que o leitor e o
escritor proficientes se constituem. Assim, diante
desse cenário e com a presença das tecnologias
digitais em nossa cultura contemporânea,
novas possibilidades de expressão e de comunicação
estão postas. O universo do ciberespaço e
a navegação pelos hipertextos criaram um novo
perfil de leitor e escritor. Neste artigo, preocupamo-
nos e refletimos sobre esse novo perfil
leitor e escritor, no contexto de uma sociedade
líquida, excludente e digital. Ressaltamos ainda
o necessário letramento digital na graduação, no
contexto de uma democracia social que implica
a modificação na estrutura do poder e a redefinição
do uso social do conhecimento (BRITTO,
2003). Diante das necessárias reflexões neste artigo,
destacamos também a importância e a urgência
da mediação significativa docente em instituições
escolares de diversos níveis, inclusive e
principalmente nas universidades. Objetiva-se,
também, refletir sobre a necessária constituição
de sujeitos (estudantes) autônomos que sejam
inseridos no seu processo histórico, tornandose
pessoas conscientes de seu potencial, autoras
de seus discursos e ativas, já que dados do Indicador
de Alfabetismo Funcional (Inaf) registram
que 70% da população brasileira não leem e não
escrevem com proficiência.
Resumo (EN)
The economic, political and social changes that
the world has been going through are real and irreversible.
The advent of changes, especially in the
scientific and technological fields, instigates to consider
on the necessary mediating and globalizing
education, in which the reader and the writer are
proficient subjects. In this scenario and in the presence
of digital technologies in our contemporary
culture, new possibilities of expression and communication
are set. Cyberspace universe and navigation
in hypertext have created a new reader and writer
profile. In this article, we are concern with this
new reader and writer profile, in the context of a
liquid, exclusionary and digital society. We also emphasize
the necessity of digital literacy in college,
in the context of a social democracy which implies
the change in power structure and the redefinition
of the social use of knowledge (BRITTO, 2003). In
face of the necessary considerations presented in
this study, we highlight the importance and urgency
for a significant mediation teaching at various
levels in school, especially in Universities. This paper
also aims to consider the need to place the autonomous
subjects (students) in their historical process,
thus they can become aware of their potential
and be an active author of their own voices, as Functional
Literacy Indicator data (Inaf) reports that
70% of the Brazilian population do not read and do
not write proficiently.
Edição
3ª edição - Julho/Dezembro de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto