No presente artigo, pesquisamos um curso
de inglês on-line oferecido aos alunos de Ensino
Médio. Nossa análise foca em quatro eixos que
são sugeridos pelas Orientações Curriculares para
o Ensino Médio no ensino de inglês como língua
estrangeira (MENEZES DE SOUZA; MONTE
MÓR, 2006) e aplicados para esse contexto de inglês
on-line: (1) a importância da língua estrangeira
– e mais especificamente do Inglês – na sociedade
digital e globalizada; (2) a investigação da
linguagem apresentada no curso; (3) o conceito de
diversidade cultural no ensino de língua estrangeira
no curso a distância e (4) a cidadania crítica e
ensino de inglês on-line. Mostramos que o uso de
novas tecnologias na educação, muitas vezes, não
traz uma reforma no ensino, mas repete modelos
e práticas de ensino que não são mais compatíveis
com as necessidades da sociedade atual.
In this article we research an English On-line
course offered to high school students. Our
analysis focuses on four areas that are suggested
by the Brazilian Curriculum Guidelines for Secondary
Education for the Teaching of English
as a Foreign Language (MENEZES DE SOUZA;
MONTE MÓR, 2006) and applied to this context
of English On-line: (1) the importance of the foreign
language, and more specifically of English
in the digital and globalized society; (2) the investigation
of the language presented in the course;
(3) the concept of cultural diversity in foreign
language teaching in distance learning, and (4)
critical citizenship and the teaching of English
On-line. We show that the use of new technologies
in education often does not bring an educational
reform, but repeats models and teaching
practices that are no longer compatible with the
needs of the contemporary society.