K-WEB: PLATAFORMA TECNOLÓGICA DIGITAL DE INOVAÇÃO CURRICULAR
Documento
Informações
Título
K-WEB: PLATAFORMA TECNOLÓGICA DIGITAL DE INOVAÇÃO CURRICULAR
Title
K-WEB: DIGITAL TECHNOLOGICAL PLATAFORM FOR CURRICULUM INNOVATION
Autor(es)
Paulo da Silva Quadros
Palavras-chave
Teia do conhecimento. Conexões. Mapas conceituais. Realidade imersiva. Conhecimento mediado por tecnologias.
Resumo
A pesquisa em questão tem teor exploratório
e descritivo, pois visa elucidar o uso
de tecnologias de informação e comunicação,
voltado às possibilidades de inovação curricular
nos processos de construção do conhecimento
educacional, que pode tanto beneficiar o campo
do ensino presencial quanto da Educação a Distância.
A plataforma K-Web (acrônimo inglês
para teia do conhecimento), idealizada por James
Burke, condiz com uma tentativa conceitual de
propor mediações tecnológicas do conhecimento
a partir de uma perspectiva crítica livre, circular,
reticular, transdisciplinar e pós-estruturalista.
Mundialmente conhecido por suas indagações
originais e audaciosas quanto ao modo como o
conhecimento do ser humano se articula em redes
complexas de relações sociais, construídas
ao longo do espaço e tempo, Burke propõe que o
critério para acompanhar o entendimento desta
complexidade de produção do conhecimento é
atualizar continuamente os enfoques tecnológicos
de interpretação do conhecimento.
Resumo (EN)
The research in question has exploratory
and descriptive content, once it aims to
clarify the use of information and communication
technologies, considering the possibilities of
curriculum innovation in the processes of educational
knowledge that can benefit both the presential
teaching as the distance education. The
K-Web platform (English acronym for the web
of knowledge), designed by James Burke, matches
as a conceptual attempt to propose technological
mediations of knowledge from a critical
perspective as well as free, circular, networking,
transdisciplinary and poststructuralist one. Worldwide
known for its unique and audacious investigations
about how the knowledge of the human
being articulates into complex social networks of
relationships, built over space and time, Burke
proposes that the criterion to keep up with the
understanding of this complexity of knowledge
production is to upgrade continuously the technological
approaches referring to interpretation
of knowledge.
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto