Este ensaio apresenta uma reflexão acerca de três
conceitos pertinentes às discussões sobre a educação
na contemporaneidade: a interatividade, a hipermodalidade
e a hipertextualidade, tendo como
eixo algumas práticas discursivas contemporâneas,
como reality shows, telejornais, jornais e materiais
didáticos, além das possibilidades de inovação que
essas práticas podem abrir para a prática pedagógica
docente. Para a discussão das implicações da
interatividade, da hipermodalidade e da hipertextualidade
na educação, será feita uma reflexão sobre
esses fenômenos em alguns meios de comunicação
de massa com base em discussões teóricas elaboradas,
como LEMKE (2002), LÉVY (1993), MANOVICH
(2001), MITSIKOPOULOU (2015) e ROJO
e BARBOSA (2015), incluindo observações sobre
programas jornalísticos e de entretenimento. Posteriormente,
discutirei como os conceitos exemplificados
emergem na sala de aula por meio dos materiais
didáticos, concluindo, então, o texto com uma
reflexão a respeito das possibilidades de aprendizagem
e inovação que as práticas discursivas contemporâneas
(interativas, hipermodais e hipertextuais)
apresentam aos alunos e aos professores.
This essay brings a reflection about three
concepts that are extremely important for the
analysis of contemporary education matters:
interactivity, hypermodality and hypertextuality,
as discussed by LEMKE (2002), LÉVY
(1993), MANOVICH (2001), MITSIKOPOULOU
(2015) and ROJO and BARBOSA (2015),
among others, having some contemporary discourse
practices (reality shows, TV news, printed
newspapers and course books) as the pillars
for the inquiry and for the discussion of possible
innovations that these discourse practices may
bring to the classroom work. In addition, I will
also argue that the emergence of interactive,
hypermodal and hypertextual discourse in the
classroom will create learning opportunities for
both students and teachers.