HOSPITALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE TUTORIA, ACOLHIMENTO E INOVAÇÃO
Documento
Informações
Título
HOSPITALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE TUTORIA, ACOLHIMENTO E INOVAÇÃO
Title
HOSPITALITY IN THE DISTANCE EDUCATION: A REFLECTION ON MENTORING, RECEPTION AND INNOVATION
Autor(es)
Danilo Santiago Gomes Valentim
Palavras-chave
Acolhimento. Educação a Distância (EAD). Ensino Superior. Inovação.
Resumo
A procura pela Educação a Distância
(EaD) tem crescido de forma exponencial,
nesse sentido. Faz-se importante que as Instituições
de Ensino se adaptem às novas tecnologias
e, ao mesmo tempo, enfrentem o problema
da evasão, comumente ligado à EaD. Segundo
o Censo EaD (2010), uma das principais causas
de evasão nos cursos de EaD é a dificuldade de
adaptação dos alunos à metodologia empregada.
Esses dados levantam questionamentos sobre
as dificuldades no aprendizado em ambiente
virtual, que conduzem a algumas hipóteses,
como: 1) as dificuldades decorrem das habilidades
com a tecnologia da informação; 2) as dificuldades
decorrem da leitura e da interpretação
de materiais didáticos pouco adequados ao
ambiente virtual e de autoaprendizado. A partir
dessas constatações, este trabalho objetiva entender
o crescimento da demanda pelo Ensino
a Distância, no âmbito das novas necessidades
educacionais e modalidades tecnológicas, ressaltando
diferentes estratégias de enfrentar a
questão da evasão. Para tanto, o eixo ao redor
do qual se estrutura a leitura é a figura do tutor
e a relação de hospitalidade e acolhimento que
esse profissional estabelece com os estudantes.
Este artigo se configura como um apontamento
preliminar sobre as conclusões das pesquisas
científicas e vivência profissional dos autores.
Baseia-se tanto em revisão bibliográfica quanto
na observação decorrente de anos de experiências
pessoais e na análise de parte dos questionários
aplicados e das entrevistas realizadas
com tutores da Universidade Anhembi Morumbi
e da EaD Nacional da Laureate International
Universities.
Resumo (EN)
Demand for on-line and distance
learning courses has grown exponentially, and
in that sense, it is important for educational
institutions to adapt to new technologies and,
at the same time, face the problem of evasion,
commonly linked to the on-line education. According
to the DE Census (2010), a major dropout
causes in distance learning courses is the
difficulty of adapting students to the methodology
used. These data raise questions about
the difficulties in learning on a virtual environment
that lead to some hypotheses as: 1) the
difficulties arise from skills with information
technology; 2) the difficulties stem from the reading and interpretation of teaching materials ill-
-adapted to the virtual environment and self-learning.
From these findings, this study aims to
understand the growth of demand for distance
learning courses, under the new educational
and technological needs modalities, emphasizing
different strategies to tackle the issue of
evasion. Therefore, the axis around which is
structured the reading is the figure of the tutor
and the relationship of hospitality and welcome
that this professional has with students. This
article is configured as a primary note of the
findings of scientific research and professional
experience of the authors. It is based both on literature
review as the observation result of years
of personal experiences and on the analysis of
questionnaires and interviews with tutors from
Anhembi Morumbi University and the National
EaD - Laureate International Universities.
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto