O objetivo central do presente artigo é contribuir
para a discussão sobre os fatores que
favorecem ou impedem o uso das tecnologias
digitais móveis individuais, mais precisamente,
neste caso, o uso do celular na sala de aula. Justifica-
se o presente trabalho pela atualidade de
seu tema – educação e mídias, com ênfase em
dispositivos móveis –, visto que o celular é a plataforma
do jogo Pokémon GO, que proporciona
a experiência de vivenciarmos a realidade expandida
ou mista. Esse conceito amplia as possibilidades
da aprendizagem ao misturar o real e
o virtual na vida cotidiana das pessoas. A metodologia
utilizada foi a pesquisa exploratória em
fontes secundárias, artigos e livros disponíveis
sobre os temas Educação e Mídias Móveis Individualizadas
– Celulares.
The main objective of this article is to contribute
to the discussion regarding the factors
that can benefit or prevent the use of individual
digital mobile technologies, more precisely the
use of cell phone in classrooms. This current
piece is justified by the topicality of its theme –
education and media, with emphasis in mobile
devices –, since the cell phones are the platform
of the Pokémon GO game, which provides the
experience of living expanded or mixed realities.
This concept amplifies the possibilities of
learning by mixing the real and the virtual in
people’s everyday lives. The methodology used
was secondary sources exploration researches,
such as available articles and books related to
Education and Mobile Individualized Media
(Cell Phones) themes.